terça-feira, 9 de setembro de 2008

Boiadeiro de Flandres

Origem: França e Bélgica

Porte: G

Função: Foi usado pelo homem em tempo de guerra para enviar mensagens e recuperar vítimas. Inicialmente, ele era empregado na função de boiadeiro. Atualmente se presta a outros variados tipos de trabalhos: guarda de fazendas e outras propriedades, cão de polícia e rastreamento para apanhar, por exemplo, traficantes e caçadores ilegais, guia de cegos, cão de caça e farejador de drogas.

Personalidade: Ágil, sereno e bem comportado. Um cão inofensivo que parece estar sempre em guarda. Corajoso e vigilante. Também é inteligente, tranqüilo e constante. Ele é afetivo com a família, mas pode ser um pouco agressivo em algumas situações (herança da época que ele era um guardião de rebanhos).

História: O Bouvier de Flandres, também chamado Boiadeiro de Flandres, como o próprio nome diz originou-se na região de Flandres, região que abrange parte da França e da Bélgica. Sua origem é bastante discutida entre franceses e belgas. Durante a Primeira Guerra Mundial quase desapareceu. Foi recuperado apenas no ano de 1923.

Saúde: Como um cão de grande porte, o Bouvier está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Podem sofrer de cataratas, que caracteriza-se pela alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença.

Atividades: Por ser um cão ágil e rápido, o Boiadeiro de Flandres precisa se exercitar diariamente e aprecia muito as atividades ao ar livre.

Pelagem: Pelagem é dupla, áspera, seca e comprida. Na cabeça é mais curta e quase raso nas orelhas.

Nenhum comentário: