terça-feira, 9 de setembro de 2008

Border Collie

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função: Sua função mais importante é o pastoreio. Ótimo como cão de guarda e companhia.

Personalidade: O Border Collie é muito inteligente, alerta e responsável. É afetivo com amigos, mas reservado com estranhos o que o torna um bom guardião.

História: O Border Collie surgiu na Grã-Bretanha por volta do século XIX, sendo descendente dos cães de trabalho da região. Naquela época, os cães de pastoreio tinham tendência a cercar os animais rodando em círculos e intimidando-os com latidos até conduzi-los ao pastor. Até que surgiu um cão capaz de pastorear sem latir e apenas com o olhar conduzir o rebanho: Hemp, considerado o “pai” do Border Collie. Em 1906, foi definido o primeiro padrão da raça, que ao contrário dos padrões da maioria das raças, trazia mais a descrição das habilidades para o trabalho do que a descrição física propriamente. De fato, esta ênfase no perfil de trabalho vem modelando a raça desde então. Até 1915, a raça era conhecida simplesmente como “sheepdog”, quando foi batizada de Border Collie.

Saúde: O Border Collie pode apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural - alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas na locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades na locomoção. Atrofia progressiva da retina - perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caraterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Atividades: O Border Collie é a raça campeã na preferência dos praticantes de agility. Precisa sempre receber estímulos e desafios diários de seu proprietário para ter todas as suas necessidades atendidas.

Pelagem: Existe duas variedades de pelagem: moderadamente longa e lisa. Em ambas, a pelagem é densa e de textura média, subpêlo macio e denso, fornecendo boa proteção contra intempéries. Na variedade de pelagem moderadamente longa, a abundância de pêlos forma uma juba, culotes e pincel. Na face, orelhas, anteriores (exceto para franjas), posteriores do jarrete ao solo, o pêlo é curto e liso. A variedade de cores é permitida. O branco jamais deverá ser predominante.

Nenhum comentário: