terça-feira, 9 de setembro de 2008

Borzói

Origem: Rússia

Porte: G

Função: Era tradicionalmente utilizado para perseguir as lebres, os lobos e as raposas. Atualmente, combina qualidades dos cães de caça e companhia.

Personalidade: Inteligente, independente e sensível. Esbanja beleza e equilíbrio por onde passa. Sensível e de temperamento distante, não deixa de ser leal e protetor em relação ao dono.

História: A origem do Borzoi remonta a 1200 estando ligada à realeza russa, foi adotado pela nobreza e no tempo dos czares todas as famílias nobres tinham o seu canil de galgos. O interesse por esta raça contribui para que se mantivesse em estado puro, apesar de terem sido feitas algumas tentativas de cruzamento. Foi oferecido à Princesa Alexandra de Inglaterra em 1842 e exibido na primeira Exposição Canina Crufts em 1891. A denominação “Borzoi” advém da palavra russa borzii, que significa veloz. Era tradicionalmente utilizado para perseguir as lebres, os lobos e as raposas. Isto exigia não só bom andamento mas também inteligência e grande coragem por parte do cão.

Saúde: Borzois estão propensos a apresentarem torção gástrica. Esta doença caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível.

Atividades: O Borzoi necessita de muito exercício mas, é preciso não esquecer, que ele é essencialmente um cão de caça. Assim, é importante deixa-lo correr em liberdade.

Pelagem: Pêlo longo, ondulado, sedoso, abundande no pescoço, peito, coxas e cauda. As cores podem ser branco e preto, branco e amarelo, laranja, vermelho, tigrado e cinza.

Nenhum comentário: