quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Buldogue Inglês

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função: Apesar de ter sido adestrado para a luta, o Buldog Inglês é denominado cão de companhia.

Personalidade: O Buldog Inglês é conhecido pelo seu jeito afetuoso e pela sua abilidade de conviver bem com outros cães. Ele é um cão inteligente, afetuosos, confiável, valente e só chega a atacar se não tiver nenhuma outra alternativa.

História: Sua origem provavelmente se deu nos antigos Mastins asiáticos, tornaram-se na antiga Inglaterra, ainda sob domínio romano, os Pugnax Britanniae, levados para Roma com a finalidade de combater os Molossos de origem grega. No período entre os séculos XIII e XVIII os espetáculos de lutas com os cães eram freqüentes e cada aldeia tinha o seu próprio ring. Os cães destinados à luta contra os touros eram selecionados cuidadosamente; não porque se buscasse a beleza e a simetria das formas, mas a coragem sem limites, o instinto de agressão e uma ferocidade extrema. Através da cuidadosa seleção obteve-se um cão tão sanguinário que nem a dor o detinha. Com a proibição destes espetáculos cruéis os aficionados pela raça começaram a desenvolver outras qualidades, eliminando os traços de ferocidade e acentuando a fidelidade.

Saúde: O Buldog está propenso a problemas respiratórios devido à forma de seu focinho. Ele apresenta dificuldade de respirar em locais muito frios ou muito quentes. Colapso cardiopulmonar pode ocorrer quando o Bulldog Inglês é submetido a estresse calórico muito elevado. Dermatites alérgicas também são comuns. Devido à conformação de sua cabeças, os filhotes geralmente não conseguem passar pela passagem natural da mãe, sendo necessária a intervenção cirúrgica (cesariana). Os excessos de dobras no rosto, a principal característica desta raça, são um problema para os Buldogues Ingleses e, conseqüentemente, para seus donos. Devem ser cuidadas pelo menos uma vez por semana, limpas e secas para não causarem assaduras.

Atividades: Não precisa de muito espaço no lar e requer uma dose mínima de exercício. Por causa do formato de seu focinho, que dificulta a respiração, o Bulldog não consegue acompanhar seu dono por longas caminhadas.

Pelagem: É duro simplesmente porque é curto e espesso.

2 comentários:

joacir gomes de lima disse...

gostaria muito de ter uma femea de bulldogue ingles,será que vcs não teria uma para fazer uma doação,garanto que irei cuidar muito bem dela,sempre tivi fotade de ter uma mais o preço é muito alto.por iiso sempre procuro alguem que tenha um bom coração e queira mim doar uma,tanto faz a idade só gastaria que fosse uma famea de bulldogue ingles,é pra mim e meus filhos..

joacir gomes de lima disse...

quem tiver uma femea pra fezer esta doação por favor entre em contato comigo atraves do meu e-mail,lindopt2jg@yahoo.com.br,ficarei muito agradecido