quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Bull terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função: O Bull Terrier atual é, antes de mais nada, um grande amigo e companheiro.

Personalidade: Cão fiel e obediente. Ao longo de vários anos, conseguiu-se eliminar o seu comportamento agressivo, sendo hoje um cão bom e afetuoso. Essa raça costuma não se relacionar nada bem com outros cães estranhos e adultos. Extremamente amigável, afetuoso, porém sempre pronto para uma travessura.

História: Originou-se do cruzamento entre Buldogs e Terriers. Criadores decidiram que o cão se tornaria mais atrativo se fosse inteiro branca. Por volta de 1860, um lorde de Birmingham, chamado James Hinks resolveu apurar um pouco mais a raça. Foi considerado um cão muito superior em confronto, beleza e temperamento aos antigos Buldog and Terrier. Desde então, vem sendo criado em vários países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Holanda, Argentina dentre outros e, recentemente no Brasil.

Saúde: Além de estar propenso a problemas renais e cardíacos, o Bull Terrier está sujeito a surdez podendo ser unilateral ou bilateral. A surdez pode ser evidenciada ainda quando filhotes. Como em várias outras raças de coloração branca, este é um problema que atinge alguns exemplares da raça. A luxação de patela é outro problema comum, causado pelo deslocamento do osso correspondente ao joelho humano. É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico.

Atividades: A raça requer sessões diárias de exercícios físicos, em corridas ou caminhadas. O Bull Terrier adora jogos com bola, brinquedos e outros tipos de atividades ao ar livre

Pelagem: Possui pelagem curta, dura e brilhante. A pelagem branca é a mais popular.

Nenhum comentário: