quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Bullmastiff

Origem: Grã Bretanha

Porte: G

Função: Cão de guarda. Em casa é um grande companheiro e protetor.

Personalidade: O Bullmastiff, também conhecido como Bulmastife, é um cão devotado, alerta, de bom temperamento, porém tende a ser teimoso. Docil, a menos que o provoque; corajoso e protetor, além disso, afetuoso. é um cão poderoso, resistente, ativo e confiável. Muito animado, vigilante e fiel.

História: A história do Bulmastife começou em torno de 1860 na Inglaterra, apesar de haverem rumores sem provas de que a raça teria alguns séculos. No fim do século XIX o problema de invasão de grandes propriedades era bastante sério e apesar de leis severas a questão persistia. Desta forma os proprietários de terras fizeram a opção pela defesa mais simples, barata e eficiente que o homem conhece, ou seja, o uso de cães e, nesse contexto, numerosas raças que foram testadas. O Mastiff, embora corajoso e forte, não era rápido suficiente e nem tão agressivo, e o Bulldog, que na época era forte e ativo, não era suficientemente grande para as necessidades. Havia a necessidade de cães valentes e silenciosos durante a aproximação de intrusos, mas controlados o suficiente para atacarem só mediante voz de comando. Para atender a esses propósitos foi desenvolvido um cruzamento entre Bulldog e Mastiff, com proporção genética de 60% para o Mastife e 40% para o Bulldog, surgindo assim o Bulmastife.

Saúde: O Bullmastiff está propenso a apresentar as seguintes doenças: Torção gástrica - caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Displasia coxo-femural - alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. Entrópio - inversão das pálpebras, geralmente irritando os olhos.

Atividades: Esse cães tendem a ser preguiçosos, por isso o dono deve estimular o cão à prática de exercícios regulares. Além disso, não se deve alimentar demais esses animais.

Pelagem: Pelagem curta e dura, resistente a intempéries, bem assentada em todo o corpo.

Nenhum comentário: