quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cane Corso

Origem: Itália

Porte: G

Função: Pode exercer a função de simples companhia às crianças e idosos, assim como funções produtivas, por exemplo ajudando o homem do campo no seu trabalho com rebanhos. Mas uma função muito importante é do uso do cão para guarda.

Personalidade: Se relaciona bem com animais de outras espécies. O Cane Corso é de fácil adestramento, tanto para defesa pessoal quanto para a guarda da casa. Demonstra agilidade e resistência. Sempre atento a qualquer movimentação estranha e dificilmente é pego “de surpresa”, além de ser bastante corajoso para enfrentar quaisquer perigos. Dócil e sociável com as pessoas que conhece, tem grande facilidade para aprender e resolver problemas com enorme habilidade.

História: O Cane Corso tem longa história de parceria com o homem. Ao lado dele desempenhou, durante séculos, diferentes atividades nas propriedades rurais do sul da Itália. A vocação para defesa sempre foi outra característica marcante da raça. Associa-se o nome Corso ao latim “cohors”, que significa guarda, protetor. Até o início do século os descendentes desses cães estavam concentrados na zona rural do sul da Itália e eram conhecidos como Mastinos. Com o passar das décadas essa raça foi sendo descoberta conforme sua criação se organizava. Em 1987, o primeiro padrão foi redigido e os cães começaram a ser registrados.

Saúde: Como um cão de grande porte, o Cane Corso está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.

Atividades: Com um perfil atlético e um porte grande, o Cane Corso requer exercícios diários e adapta-se melhor a casa.

Pelagem: Pêlo curto, brilhante e bem fechado com um ligeiro subpêlo. As cores são: preta, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulvo claro, vermelho cervo, fulvo escuro, tigrado (listas sobre fundo fulvo ou cinza de diferentes nuanças). Os cães fulvos e tigrados tem no focinho uma máscara preta ou cinza.

Nenhum comentário: