quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cão de Crista Chinês

Origem: China

Porte: P

Função: A raça é uma adorável companhia, brincalhão e divertido.

Personalidade: É um cão alegre, inteligente, muito digno e dócil.

História: Embora a exata origem do Chinese Crested (encrespado, rugoso) seja desconhecida, acredita-se que tenha se desenvolvido a partir do Cão Pelado Africano que foi reduzido em tamanho pelos chineses, apreciadores de raças menores. Os cães eram conhecidos por uma série de nomes diferentes, dependendo do lugar que habitavam. Acredita-se que por séculos navegadores Chineses viajavam com a raça a bordo, para que caçassem roedores e outras pragas nos navios. Os filhotes eram freqüentemente comercializados por mercadores nas cidades portuárias. Em meados do século XIX, Cresteds começaram a aparecer em várias gravuras e pinturas na Europa. A entrada em exposições nos Estados Unidos se deu no finalzinho do século XIX quando a Srta. Ida Garret, uma jovem jornalista, se interessou pelas raças peladas. Ela importou vários Cresteds premiados e em 1920 ajudou a Srta. Debra Woods da Flórida a obter Chinese Cresteds e outros cães sem pelo. Juntas elas prestaram grandes serviços para a raça. Em torno de 1950 o American Hairless Dog Club (Clube Americano dos Cães Pelados) foi fundado e o serviço de registro para essas raças foi iniciado.

Saúde: A pele exposta precisa de cuidados especiais para previnir problemas e irritações. Deve ser protegida com protetor solar (quando exposto ao sol). Muitos Chinese Crested são alérgicos a lanolina e lã. Seus dentes devem ser cuidados para evitar deterioração. Os sem pêlos geralmente perdem mais dentes ao se tornarem jovens adultos. Eles não devem mastigar óssos, já que não apresentam conjuntos de dentes completos. Powder Puffs geralmente têm dentes normais. Não se deve alimentar demais este cão, pois pode tornar-se obeso.

Atividades: Esses cães são moderadamente ativos e vivem bem apenas com exercícios regulares. No entanto, eles se divertem com longas caminhadas.

Pelagem: Existem dois tipos de pelagem: o “hairless” (sem pêlo) e o “powderpuff” (esponja de pó-de-arroz). O primeiro possui pêlos somente nas patas, cabeça e calda. São pêlos longos, sedosos e macios. Já a pelagem do esponja de pó-de-arroz tem pelagem dupla, macia e brilhante. O pêlo é reto, de densidade e comprimento moderado. A pelagem longa é preferida, mas jamais deve ser tão longa que prejudique a movimentação.

Nenhum comentário: