quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cão do Ariége

Origem: França

Porte: G

Função: Cão para caçadas em matilhas. Ele caça basicamente animais de pequeno porte, como as lebres. Além disso, é ótimo como cão de companhia.

Personalidade: Cão muito simpático, calmo, afetivo, muito tranqüilo com crianças e outros cães. Veloz e ágil, podendo ser amistoso ou um pouco reservado, mas nunca tímido ou cruel.

História: O Cão do Ariége originou-se na França. Seu nome refere-se à província de Ariege, no sul da França, divisa com a Espanha. É uma raça relativamente nova, se comparada com a maioria dos hounds existentes, e foi reconhecida em 1912. O Ariége não é muito conhecido fora da sua região de origem, provavelmente por ser produto de recentes cruzamentos. Por sua formação híbrida a raça já foi chamada de “Hound Meio-Sangue” ou de “Hound Bastarde”.

Saúde: O único cuidado importante é na escolha do filhote. Deve-se analisar bem suas características e procedências para que no futuro não sofra complicações de saúde. Cuidado com a alimentação também é de fundamental importância. O filhote deve ser amamantado e sempre ser levado ao veterinário para se evitar possíveis doenças. Doenças comuns podem ser: Hepatite, leptospirose, raiva, viroses, etc. Seu veterinário deve ser notificado caso seu cão perder o apetite, houver vômito ou diarreia.

Atividades: Por ser um cão caçador, gosta de viver em ambientes abertos, farejar, correr e se exercitar.

Pelagem: Pelagem fina, macia e junta ao corpo.

Nenhum comentário: