sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cocker Spaniel Inglês

Origem: Grã Bretanha

Porte: M

Função São excelentes cães de companhia.

Personalidade: O Cocker pode ser descrito como doce, afetuoso, muito social com estranhos e muito divertido. É um cão muito ativo e alegre.

História: Foi originado, sem dúvida, de cães que vieram da Espanha, mas o Cocker Spaniel Ingles, como é conhecido hoje, foi desenvolvido na Inglaterra. Dizem que o nome “Cocker” foi originado pelo uso destes cães para a caça de um tipo de galinha selvagem, chamada Woodcock, que era muito apreciada antigamente.

Saúde: O Cocker Spaniel Inglês tem tendência ao ganho de peso. Evite dar alimentos fora do horário estabelecido para as refeições. Outra tendência identificada nessa raça é ao aparecimento de otite. Essa doença se dá pelo motivo da excessiva produção cerúmem, devido à forma de suas orelhas. O ouvido do cão deve ser limpado regularmente para esses tipos de doenças não apareçam. A otite é muito dolorosa para os cães. Outro grande problema são os olhos, mais precisamente as pálpebras, que podem nascer viradas para dentro (entrópio) ou viradas para fora (ectrópio), o que requer correção cirúrgica. Manter a pelagem sempre escovada é outro cuidado importante, previnindo uma série de doenças de pele, como dermatomicoses, piodermites e dermatites traumáticas. A Seborréia idiopática, uma doença sem causa definida, também pode ocorrer nesses animais. O corpo fica completamente coberto por uma caspa gordurosa. O tratamento é apenas sintomático. Estudos estão sendo desenvolvidos para comprovar o caráter hereditário desta doença.

Atividades: Ele aprecia muito as atividades esportivas.

Pelagem: Sua pelagem é curta na cabeça, mais longa, sedosa e colada ao resto do corpo, com franjas onduladas mas não cacheada, tendo subpelo suficiente para proteção na água. A pelagem pode ser sólidas e multicolorida. Cocker Spaniel precisa de uma escovação diária muito cuidadosa, principalmente para remover sujeiras (como lama e galhos) de seus pêlos.

2 comentários:

Filhotes disse...

Eu adoro essa raça mas gosto mais do bernese mountain dog!!!!

Filhotes disse...

Adoro essa rafa mas gosto mais do Bernese mountain Dog