Origem: Grã Bretanha
Porte: G
Função: Ainda hoje é usado como cão pastor. Além disso, o Collie é muito popular como cão de companhia.
Personalidade: Extremamente leal, protetor e muito gentil com crianças. possui um apurado sentido de proteção. São cães inteligentes mas podem tornar-se bastante teimosos se não forem bem educados pelo dono.
História: A raça foi definida em 1860 e o nome Collie deriva de Colley, espécie de ovelha que era bravamente guardada por esses cães. Começou a ganhar status quando a rainha Vitória passou a criar filhotes no castelo de Balmoral, na Escócia. O mais provável é que tenha se originado a partir de cruzamentos de Greyhounds, Gordon Setters e Setter Irlandeses.
Saúde: Anomalia do Olho do Collie (CEA) caracteríza-se degeneração do globo ocular que costuma afetar até 85% dos exemplares da raça, em seus vários graus de severidade. De caráter hereditário e de difícil diagnóstico. Atrofia progressiva da retina e atrofia progressiva central da retina são duas condições muito similares e se desenvolvem a partir dos quatro meses de idade, podendo levar à cegueira total. A Displasia coxo-femural é uma alteração física, de caráter hereditário, na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.
Atividades: Necessita de exercícios e de um espaço razoável dentro de casa.
Pelagem: Pêlo comprido e denso. Para manter a bela pelagem brilhante, são necessárias escovagens frequentes.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Collie pêlo longo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário