segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dandie Dinmont Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Dandie Dinmont Terrier é um ótimo companheiro. As qualidades do Dandie como caçador não são tão fortes, mas seus dotes como cão familiar são fantásticos.

Personalidade: Leal, inteligente e muito independente. Reservado com estranhos, esta raça pode ser agressiva com outros cães. Um excelente guardião e apaixonado por crianças.

História: A raça originou-se dos rústicos exemplares dos terriers nativos, criados pelos caçadores que viviam na divisa da Inglaterra com a Escócia. É provável que o Dandie Dinmont Terrier seja um parente do Skye Terrier. O tipo distinto dos Dandies foi reconhecido em 1700 e ele se destacava na caça da lontras e doninhas. Terriers reconhecidos como Dandies aparecem em pinturas datadas de antes de 1850. O Rei Louis Philippe da França possuía um casal da raça em 1845.

Saúde: Dandie Dinmont Terrier possui propensão a apresentar problemas nos discos intervertebrais, problemas ortopédicos e ainda as seguintes doenças: Otite - devido à presença de tufos de pêlos dentro do ouvido e pelo fato das orelhas estarem caídas, propiciando o acúmulo de cerúmem e umidade. Deve-se limpar o ouvido com produtos próprios e tomar cuidados especiais, como proteger os ouvidos na hora do banho. Luxação de patela - deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Atividades: Essa raça se adapta à qualquer tipo de família. A prática de exercícios regulares é cão muito boa para a saúde do cão.

Pelagem: Basta uma simples escovação para a retirada dos pêlos mortos quando necessário.

Nenhum comentário: