segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dálmata

Origem: Iugoslávia

Porte: M

Função: Extremamente bem aceito pelas famílias como cão de companhia. Embora lata pouco, é considerado excelente guardião de casa.

Personalidade: É um cão resistente, veloz e bastante dócil. É considerado um bom companheiro de brincadeiras de crianças. Muito sociável, devoto e fiel, sempre disposto a obedecer. Pode-se dizer que possui um ótimo senso de humor e muitos deles sorriem quando contentes.

História: Acredita-se que o Dálmata tenha sido originado da Dalmácia, uma região da Croácia localizada ao longo do mar Adriático. O Dálmata é conhecido na Inglaterra desde 1700. Porém, E.C. Ash, o famoso autor do livro “Dogs and their History”, faz referência a uns cães manchados por volta de 2000 A.C. Foi criado para correr ao lado de cavalos e de carruagens. Eram até mesmo chamados de “coach dogs”, isto é, cães de carruagem. Iam ao lado dos cavalos, para proteger os viajantes e iam à frente das carruagens quando chegavam em algum povoado. Foram usados também por bombeiros ao redor do ano 1800, pois se adaptavam bem com os cavalos. Mais recentemente, nos Estados Unidos continuaram sendo vistos muitas vezes nos carros vermelhos de bombeiros, que os converteram em mascote oficial, tanto que até meados dos anos 80 não havia quartel de bombeiros que não tivesse o seu bonito dálmata. Sem dúvida alguma, o Dálmata é uma raça antiga que mudou muito ao longo dos séculos. Mais tarde se converteram em símbolo de luxo.

Saúde: Um doença muito propensa é a chamada displasia coxo-femural dada por uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Cálculos urinários são resultados da alimentação muito rica em proteína animal. Não se conhece a causa definitiva. Este problema é genético. Deve-se retirar da esfera reprodutiva os exemplares que apresentam este distúrbio. Atopia pode ocorrer quando substâncias forem inaladas causando uma reação no animal. Esse problema reflete na sua pele.

Atividades: Extremamente ativo e brincalhão, precisa de muito exercício.

Pelagem: Possui pêlo curto, liso, grosso e brilhante. A cor do fundo é sempre o branco e as manchas são preta.

Nenhum comentário: