segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Deerhound Escocês

Origem: Grã Bretanha

Porte: G

Função: Séculos em companhia humana tanto em caçadas como na guarda tornaram-no um grande companheiro do homem. Como cão de guarda não possui dotes particulares. É fundamentalmente, cão de carreira e de caça à vista, e um companheiro excelente, recomendável, sem dúvida, para os que vivem no campo.

Personalidade: Cão inteligente e de excelente caráter. Uma combinação de velocidade, potência e resistência necessária para desempenhar suas funções mas, um comportamento geral de elegante dignidade. Gentil e amistoso. Obediente e fácil de treinar em virtude de sua necessidade de agradar. Dócil, jamais desconfiado, agressivo ou nervoso. Sua conduta é de tranqüila dignidade.

História: Existem controvérsias quanto a origem da raça, pois alguns acham que ele descende do Wolfhound Irlandes pelas semelhanças entre exemplares dos tempos antigos. Já outra corrente sustenta que eles descendam dos hounds de Picts. De qualquer maneira essa raça já era identificada como Deerhound (Caçador de cervos) nos séculos XVI e XVII. O Deerhound era tão estimado e desejado com exclusividade que a continuação da espécie chegou a ser ameaçada. Na idade Medieval, por exemplo, ninguém de classe inferior à um Conde poderia possuir esse cão. Com a quase extinção das caças de grande porte como cervos e com o colapso do sistema de clãs a raça passou a ter menos interessados. Por volta de 1820 alguns criadores retomaram a criação com grandes resultados e sucesso, mas com a Grande Guerra mais uma vez, o número de criadores e por conseguinte de exemplares ficou restrito.

Saúde: Problemas relacionados a essa raça: a dilatação gástrica é muito comum em cães de porte grande e de peito profundo. Ocorre pelo hábito do cão engolir a comida sem mastigar, habit of bolting food, engolindo ar, ou bebendo muita quantidade de água imediatamente depois da ingestão do alimento. Outro ploblema comum é a doença chamada Displasia coxo-femural. Também comum em cães de grande porte. De caráter hereditário, surge na articulação entre o fêmur e a bacia do cão e causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.

Atividades: Necessita longas caminhadas diárias. O dono deve dar ao cão a oportunidade de correr e galopar por uma área segura, pelo menos uma vez por semana.

Pelagem: Seu pêlo no corpo, pescoço e membros deve ser áspero e duro, com 7,5 a 10 cm de comprimento e na cabaça, peito e barriga mais suave.

Nenhum comentário: