segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Doberman

Origem: Alemanha

Porte: G

Função: Utilizado como cão de vigilância e guarda.

Personalidade: Inteligente, leal, defensor, afetuoso e carinhoso com a família. O comportamento varia entre machos e fêmeas. Machos são mais ativos e impetuosos, podendo tornar-se agressivos. Quando bem educado desde filhotes, essa raça pode ser uma boa companhia para a família. Mesmo assim deve-se sempre estar atento. São cães de ágil movimentação.

História: Seu aparecimento é fruto de um trabalho cuidadoso de seleção desenvolvido por um cobrador de impostos, que acumulava ainda as funções de vigia noturno e zelador de abrigo de cães da cidade de Apolda, Alemanha, chamado Louis Dobermann. Em suas funções, Louis Dobermann viajava muito e por isso precisa de um cão que pudesse garantir sua segurança durante as viagens e também no exercício de sua função de cobrador de impostos. O cão precisava ser não apenas valente e corajoso, mas também ágil e esperto, com um bom faro e excelente resistência. Para obter o cão “dos sonhos”, Dobermann iniciou os cruzamentos interraciais envolvendo, basicamente, as raças: Pastor Alemão, Pinscher Alemão, Rottweilers, Weimar Pointer; Greyhound Inglês e Mancherter Terrier. O trabalho de Louis Dobermann durou aproximadamente 10 anos e, com sua morta, foi continuado por Otto Goeller, que refinou os cruzamentos chegando a estabelecer o padrão da raça como conhecemos hoje em 1899 e deu o nome à raça de Doberman Pinscher. O reconhecimento internacional do Doberman foi efetivado em 1957, quando foi aceito pela FCI.

Saúde: Entre as doenças hereditárias mais comuns no Dobermann estão: Cardiomiopatia (alteração do funcionamento do coração, como a dilatação que provoca problemas de circulação sangüínea), Síndrome de Wobbler (má formação das vértebras cervicais), Hipotiroidismo (distúrbio da tireóide, mais comum em fêmeas), Doença de Von Willebrand (deficiência de coagulação sangüínea) e Displasia coxo-femural (alteração física comum a cães de grande porte que surge na articulação entre o fêmur e a bacia).

Atividades: Requer uma área espaçosa em casa e precisa de exercícios regulares.10

Pelagem: Curto e duro. A cor da pelagem deve ser o preto ou marrom.

Nenhum comentário: