segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dogo Argentino

Origem: Argentina

Porte: G

Função: Cão de guarda além de excelente para caça grossa (caçadores de pumas e javalis). É utilizado pela Polícia Federal Argentina como cão de guarda e de patrulha e até mesmo como guia de cegos. Na sua função principal – guarda – caracteriza-se pela postura silenciosa e independente. Por isso não é recomendado para proprietários inexperientes ou mesmo que não consigam se impor como líder ao cão. Com a família é um cão extremamente carinhoso, principalmente com as crianças com as quais fica a ser um excelente cão de companhia.

Personalidade: Cão fiel, amigo e dócil. Muito fiel aos seus donos, responde com facilidade aos comandos e é bastante paciente com crianças, mas como é um cão grande, deve-se evitar que fiquem sozinhos com as crianças muito pequenas. Com pessoas em companhia de seu próprio o Dogo não é agressivo, mas também não fará festas antes de conhecer bastante bem a visita em questão.

História: Em 1925 em Argentina, dois irmãos António e Agostinho Nores Martinez apaixonados pelos cães de caça grossa, como era costume naquele país, criaram após vários cruzamentos (11 raças) o Dogue Argentino (ou Dogo Argentino) que reúne todas as qualidades necessárias para a caça ao javali e ao puma. Mas o objetivo deles, não era somente criar um cão de caça mas também um amigo da família e particularmente das crianças, sociável e bom guardião da casa.

Saúde: O Dogue Argentino é um cão bastante rústico e que apresenta poucos problemas genéticos. O principal ponto que deve ser observado pelo proprietário diz respeito a uma das principais características da raça: sua pele branca pode facilmente sofrer com o sol em excesso e apresentar dermatites. Recomenda-se aos proprietários de cães que vivam em climas excessivamente quentes que procurem orientações quanto ao uso de protetor solar nas épocas de verão. Outro problema relativamente frequente é a surdez congênita. Um teste de audição deve orientar a compra do filhote.

Atividades: Seu porte físico e história fazem com que eles precisem de espaço para exercitarem seus músculos. Por isso não é recomendável que vivam em pequenos ambientes. Caminhadas e brincadeiras com a família fazem com que se desenvolva adequadamente. Não se deve, nunca, isolá-lo nos fundos do quintal. O Dogo precisa do contrato estreito com os membros da família para ser um cão equilibrado.

Pelagem: Sua pelagem é curta, lisa, grossa e lustrosa devendo ser totalmente branca.

Nenhum comentário: