sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Malamute do Alasca

Origem: EUA

Porte: G

Função: Teve como função inicial a de puxar trenós. O Malamute do Alasca é um cão de companhia.

Personalidade: Cão gentil, sociável e carinhoso. Muito limpo e inodoro, fidelíssimo ao dono, o Malamute, como todos os cães do Norte, não late.

História: Segundo relatos, os Malamutes foram desenvolvidos pelas tribos que residiam no noroeste do Alaska com a finalidade de ser um cão de trabalho, podendo além de funcionar como um cão de tração, exercer atividades auxiliares na caça da rena. A principal característica dos cães dos Mahlemuts era sua força física e capacidade de sobrevivência num ambiente particularmente hostil. Foram indispensáveis aos colonizadores que chegavam à região durante a corrida do ouro, após o Alaska Ter sido vendido aos Estados Unidos em 1867. Com o fim da corrida do ouro e com a expansão da raça, muitos de seus admiradores passaram a organizar competições para não perder as características funcionais da raça.

Saúde: A Atrofia Progressiva da Retina (PRA), é uma doença da retina na parte anterior do olho. A epilepsia ocorre com mais freqüência nas crias de cães epilépticos. Os ataques vão desde os menos graves, até os mais violentos, com perda de consciência. Contate sempre o seu veterinário. Displasia coxo-femural (má formação nas articulações) e problemas de pele são comuns. Condrodisplasia do Malamute é aparentemente restrita à raça e esta má formação dá aos cães um aspecto de ´basset hound´.

Atividades: Necessita muito exercício físico. Atividades diárias são muito importantes, caso contrário pode ter seu comportamento alterado. Em alguns casos, pode se tornar agressivo com outros cães.

Pelagem: O Malamute tem uma pelagem de proteção espessa e rústica, e não longa e macia. O subpêlo é denso, oleoso e lanoso. Requer escovação diária.

Nenhum comentário: