sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Maltês

Origem: Itália

Porte: P

Função: Excelente cão de companhia.

Personalidade: Elegante, vivaz e muito expressivo. Muito leal ao seu dono e não gostam de ficar sozinhos. São fáceis de treinar e se forem convencidos de que terão alguma recompensa após o feito, com certeza serão obedientes

História: Alguns historiadores atribuem ao Maltês a inspiração para muitos desenhos e esculturas encontrados em escavações e documentos datados de 4 mil A.C. É certo que o Maltês tem seus primeiros registros na Europa no século XV, provavelmente advindos da ilha de Malta, na Itália, onde eram utilizados como “moeda” pelos marinheiros. Uma coisa é fato: Esta raça é bastante antiga e já apareciam nos escritos da Grécia antiga, bem como nas pinturas dos santuários egípcios. Os Malteses foram importados para a Inglaterra pela primeira vez durante o reinado do rei Henrique VIII. Com certeza eles eram os favoritos da Rainha Elizabeth I e eram especialmente populares entre as mulheres ricas da época que os carregavam nas mangas dos vestidos. Em meados do século 19 a raça já era bem conhecida e querida como um cão de companhia e quando os primeiros shows de beleza e conformação foram organizados, os Malteses já estavam lá.
Saúde: Alergias e problemas de pele são problemas causados por pulgas ou produtos de limpeza. A luxação da patela é caracterizada pela má formação do osso do joelho que faz com que se desloque, causando dor e dificuldade temporária para andar. Esta é uma uma doença genética, comum em raças pequenas. Como o osso deslocado costuma voltar para o lugar espontaneamente em poucos minutos, são raros os casos que exigem cirurgia corretiva e não há outro tratamento.

Atividades: Não costumam ter uma vida sedentária, porém não necessitam muita atividade física.

Pelagem: Pêlo bastante longo, liso, caído ao longo do corpo; sedoso chega até o chão. Apenas a cor puramente branca é aceita. Pelagem deve ser escovada diariamente para que mantenha sua aparência elegante.

Nenhum comentário: