sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Manchester Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Excelente caçador de pequenos animais e aves. Ótimo cão de companhia.

Personalidade: A raça apresenta duas variedades: o Manchester Terrier Standard e o Toy Manchester Terrier. Costuma-se dizer que a raça tem características felinas: é limpa, independente e reservada com estranhos. Cão inteligente, fiel, ativo e de uma elegante raça adequada à vida em apartamentos. É um cão que geralmente escolhe como dono uma única pessoa

História: Não existem muitos registros que relatem o surgimento da raça Manchester Terrier. Mas sabe-se que a raça era chamada Black and Tan Terrier e era uma das mais populares e antigas da Inglaterra. Por volta do século XIX, vários cruzamentos do Black and Tan Terrier com outras raças trouxeram novas características a esse terrier, como o dorso ligeiramente arqueado. Com um grande talento para exterminar ratazanas, essa raça tornou- se conhecida principalmente na cidade de Manchester, no norte da Inglaterra. Até 1959, o Standard e o Toy Manchester Terrier eram apresentados como duas raças separadas. Mas nesse ano, foram reclassificadas como uma raça única, com duas variedades.

Saúde: O Manchester Terrier está propenso a apresentar epilepsia. Acredita-se que algumas linhagens tenham apresentado uma maior incidência, caracterizando o fator genético. Pode ocorrer por volta dos três ou quatro anos de idade.

Atividades: É um cão denotado de muita força e agilidade. Mesmo sendo um cão ativo, se adapta facilmente a ambiente pouco espaçoso.

Pelagem: Pelagem curta, densa, lisa e brilhante, de textura firme. Requer escovação mínima, necessária para realçar o brilho natural da pelagem preta e canela.

Nenhum comentário: