sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Mastim Napolitano

Origem: Itália

Porte: G

Função: Já foi usado como cão de briga, e é um ótimo vigia. Utilizado também como cão policial e rastreador de pistas.

Personalidade: Forte, mas não é agressivo, é leal e muito protetor. É um cão afetuoso e ataca apenas sob comando.

História: Alguns afirmam que ele seria descendente dos cães que Alexandre, o Grande, conheceu na Grécia e logo trouxe a Roma. Outros sustentam que seria descendente direto dos molossos romanos, usados nas guerras contra os exércitos inimigos. Outra teoria diz que os ancestrais do Mastim Napolitano chegaram à Inglaterra trazidos pelos fenícios e de lá se espalharam pela Europa. Mantido quase isolado na região da Campânia, Itália, o padrão do Mastim Napolitano se manteve quase inalterado. Em 1949, o Ente Nazionale Cinofilo Italiano reconheceu oficialmente a raça.

Saúde: Os principais (e mais graves) problemas do Mastim Napolitano são devidos à sua própria estrutura e constituição física. Displasia coxo-femural, ou seja, a má-formação do encaixe do fêmur com a bacia é também comum. Pode ser tanto de origem genética ou como adquirida em razão da exposição do cão a pisos lisos. Não tem cura. Por isso, a escolha do filhote junto a um bom criador é fundamental, assim como a alimentação do filhote com rações de primeira qualidade e acompanhamento do veterinário quanto à adição de suplementos de cálcio e vitaminas. O Mastim é considerado um ‘guloso por natureza’ e tem tendência a apresentar problemas de obesidade que pode comprometer a estrutura óssea. Para evitar esse problema, além de não dar quantidades excessivas de comida, é importante exercitá-los sempre, com caminhadas diárias. Pode-se evitar a torção gástrica dividindo a porção total de ração, evitando dar toda a comida de uma única vez. O Mastim, especialmente o tipo mais enrugado pode apresentar problemas de acúmulo de sujeira e umidade na pele. Para evitar esse problema, é importante secar bem o cão após o banho ou exposição à chuva.

Atividades: Mastim não é um cão muito agitado ou ativo, mas apesar disso, é um cão que precisa realmente de espaço. Necessita praticar exercícios diários, já que apresenta tendência a ficar obesos. É um cão que resiste bem ao esforço físico.

Pelagem: Possui pelagem densa de comprimento uniforme, pêlo reto e liso por todo o corpo não ultrapassando 1,5 cm de comprimento. A cor pode ser preta, cinza, chumbo. Também aceita-se o caju, baio e vermelho podendo todas serem tigradas.

Nenhum comentário: