sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Norfolk Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Cão de caça e companhia.

Personalidade: Cão valente que se adapta a qualquer tipo de condição. Obstinado, corajoso e independente, o Norfolk Terrier é um dos menores terriers. Inteligente e amável, é um pet ideal para toda a família.

História: Na Inglaterra na virada do século Terriers de trabalho foram usados por Mr. Frank “Roughrider” Jones para desenvolver a raça reconhecida pelo Kennel Clube Inglês em 1932 como Norwich Terrier. A princípio havia uma grande diversidade em tipo, tamanho, pelagem cor e tipo de orelha. Quando o padrão do Norwich foi elaborado, tanto a orelha ereta quanto a caída faziam parte da raça. Em 1964 o Kennel Clube Inglês reconheceu os dois como raças diferentes. A variedade de orelhas eretas ficou sendo chamada de Norwich, a de orelhas caídas passou a ser chamada de Norfolk e ambas as raças se desenvolveram com grande sucesso após a separação.

Saúde: O Norfolk Terrier pode apresentar luxação de patela, caracterizada pelo deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Atividades: Brincalhão, o Norfolk Terrier é muito ativo e precisa de exercícios diários. Adora caçar, cavar e explorar terrenos.

Pelagem: Formada por pêlos duros, de arame, e retos, assentados. É mais longo e arrepiado no pescoço e nos ombros. Na cabeça e orelhas é curto e liso, com excessão dos ligeiros bigodes e sobrancelhas. A cor é preto e castanho, acizentado e castanho, vermelho ou vermelho trigueiro.

Nenhum comentário: