sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Norwich Terrier

Origem: Grã Bretanha

Porte: P

Função: Um cão de trabalho e caçador.

Personalidade: De índole amável, não é brigão e extremamente ativo. É leal ao seu mestre e portador de grande charme. Cão alerta, sociável e valente.

História: A raça Norwich Terrier é conhecida na Inglaterra desde o século XIX, onde seu nome servia para denominar tanto cães de orelhas eretas quanto os de orelhas caídas (que posteriormente passaram a se chamar Norfolk Terrier). A partir do século XX, os criadores começaram a separar essas variedades, sendo que os exemplares de orelhas eretas passaram a ficar conhecidos como Jones Terriers ou Trumpington Terriers. Em 1964, o nome Norwich Terrier, segundo a cidade de Norwich, no leste da Inglaterra, foi reconhecido para a variedade que apresenta orelhas eretas, e o nome Norfolk Terrier, conforme o condado inglês, foi reconhecido para a variedade de orelhas caídas.

Saúde: O Norwich Terrier está propenso a apresentar luxação de patela, quadro em que ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico.

Atividades: Possui um bom instinto para esportes e caça.

Pelagem: Sua pelagem é dupla com subpêlo espesso. O pêlo é rijo e liso, um pouco mais duro e longo nos ombros e pescoço formando uma juba. Tem pêlos curtos na cabeça, orelha e na cana nasal, pequenas sobrancelhas, bigodes e cavanhaque. A cor é preto e castanho, acizentado e castanho, vermelho ou vermelho trigueiro.

Nenhum comentário: