sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Old English Sheepdog

Origem: Grã Bretanha

Porte: G

Função: Ótimo acompanhante de animais em fazendas, condutor e defensor. Excelente cão de companhia.
Personalidade: Inteligente, dócil e obediente. Grande amigo das crianças. O Sheepdog é um cão corajoso e bastante sociável com os outros cães, podendo até mesmo conviver com gatos e aves.

História: Não é fácil precisar a arigem desta raça. Ele existe há séculos na Inglaterra. Muito conhecido também por Bobtail este cão é provavelmente parente de um cão russo peludo, chamado Owtchar, levado para a Grã-Bretanha pelos navios provenientes do Báltico. Antigamente o Old English Sheepdog era utilizado como cão pastor, protegendo rebanhos de ovelhas. No início do século XVIII, estes cães pastores eram isentos do pagamento de impostos na Inglaterra. Como forma de identificação, suas caudas eram cortadas — daí o nome Bob Tail.

Saúde: A maior parte dos problemas apresentados pelo Sheepdog diz respeito aos cuidados necessários com sua higiene e em particular com a pele e pelagem. Outro foco de problema é causado pela umidade na pelagem, que favorece a proliferação de bactérias e fungos, com coceiras intensas e mau cheiro. Excesso de sol no nariz e pálpebra despigmentados são causas da dermalite solar. Os sintomas são bolhas na região sem pigmentação e grande sensibilidade. Por causa da dor, o cão pode ficar abatido e prostrado. Como outras raças de grande porte, o Sheepdog está sujeito à displasia coxo-femural.

Atividades: Devido ao seu tamanho e sua grande atividade, o Sheepdog necessita de ambientes amplos e abertos para ser criado. Assim, poderá praticar exercícios freqüentemente e manterá a forma.

Pelagem: Comprida e abundante. A sua pelagem possui textura dura, nunca lisa. Necessita de cuidados especiais e diários.

Um comentário:

Levi Alban disse...

Preciso de um sheepdog femea para cruzar, quem tiver entre em contato.