sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Otterhound

Origem: Grã Bretanha

Porte: G

Função: O Otterhound foi muito utilizado na caça à lontra no passado. Ótimo nadador e caçador, ele precisa de ambientes amplos para ser criado. Facilmente treinado para a caça devido ao seu instinto natural, hoje ele é mais utilizado como cão de estimação.

Personalidade: Cão amável e temperamento equilibrado.

História: Algumas alusões à caça da lontra (otter) datam da época do reinado do Rei João na Inglaterra, mas só no reinado de Eduardo II (1307 a 1327) que um tipo de Otter Hound foi formado. Um caçador, Willian Twici, o descreve como um cão rude, lembrando uma mistura de um hound com um terrier. A caça da lontra, apesar de não muito popular, é muito antiga e considerada uma moda. Posteriormente se deu a restrição da temporada de caça que só era possível de abril a setembro. O apogeu do Otter Hound se deu do meio ao fim do século XIX quando muitas matilhas se destacaram sendo a mais notória a “Squire Lomax”. Sua origem é um mistério. Segundo alguns, seus ancestrais são o Southern Hound e o Welsh Harrier. Uma outra opinião (menos aceita) é que a pelagem do Otter se origine do Water Spaniel e sua solidez do Bulldog. Alguns ainda citam o Bloodhound e outra versão mais razoável sugere que ele tenha sua origem no velho Vendee Hound francês, pois eles tem uma aparência comum tanto na conformação, quanto na pelagem.

Saúde: Essa raça está propensa a doenças como: Displasia coxo-femural - mau encaixe da cabeça do femur no acetábulo e tem como principal característica a hereditariedade e uma grande dor causada ao animal provocando dificuldade na locomoção. Hemofilia - doença hereditária. Não se deve alimentar demais o cão, pois tender a se tornar obeso facilmente. Displasia do cotovelo.

Atividades: O Otterhound necessita exercícios físicos regulares em uma área segura ou amarrado a colera. Atividade aquáticas são ótimas para o cão. Somente permitir que o cão corra solto depois de ser estar treinado e controlado.

Pelagem: Sua pelagem é rústica com um comprimento de 7 a 15 cm nas costas e mais curtas nas extremidades com sub pêlo lanoso. Qualquer cor ou combinação de cores, é aceita, e o focinho deve ser preto ou fígado.

Nenhum comentário: