sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Papillon

Origem: França

Porte: P

Função: Esse cãozinho tem tamanho e temperamento ideais para ser de companhia. É um excelente caçador e ainda possui um ouvido aguçado que o torna um bom cão de alarme.

Personalidade: É amistoso e alerta. Além de ser dócil e sociável, sabe como ninguém captar o humor de seu dono.

História: O Papillon é a variedade do Spaniel Continental Anão com orelhas eretas. O Papillon, conhecido no século XVI como Spaniel Anão, é a atualização desses pequenos cães que podem ser vistos em antigas pinturas e tapeçarias. Madame Pompadour e Maria Antonieta foram ardentes admiradoras da raça. Mas é à Espanha que temos que agradecer pela ascensão à fama, apesar da Itália ter feito os maiores negócios. Muitos foram vendidos para a corte de Luis XV e a maioria dos cães eram levados de um país para outro em lombos de burros. Com o tempo, ocorreram algumas mudanças que levaram ao atual Spaniel Continental. Antes só existiam exemplares com orelhas caídas. Gradualmente cães com orelhas eretas começaram a surgir e essa variedade recebeu o nome de Papillon (papillon=borboleta). De qualquer maneira o Spaniel Continental de hoje pode ter tanto a orelha caída como ereta, muitas vezes os dois tipos aparecendo na mesma ninhada. Hoje na Europa Continental e Grã-Bretanha a variedade de orelhas caídas (falena) é chamada de “Phaléne” enquanto os outros, de orelhas eretas, são chamados de Papillon.

Saúde: A subluxação da patela (rótula, osso móvel do joelho) é o mal congênito mais freqüente. Os cães que sofrem deste problema deslocam facilmente a rótula. Causa dor, inflamação local e dificuldade de movimentação. Pode-se corrigir com cirurgia. Outro mal que ocorre na raça, mais raramente, é chamado em inglês de liver shunts. O cão não se desenvolve bem e fica abatido devido a um mau funcionamento do fígado. A cura é cirúrgica. Há casos de fontanela aberta (moleira), que torna os cães mais vulneráveis a pancadas. O problema mais típico da raça, hoje relativamente controlado, é a atrofia progressiva da retina. Consiste na perda gradual da visão a partir dos seis ou sete anos e causa cegueira. Só é detectável após o aparecimento, quando o cão demonstra não enxergar bem. A raça também está sujeita a alergias. As manifestações alérgicas podem ter diversas causas, desde picadas de insetos a remédios.

Atividades: Este pequenino tem grande facilidade em agility por ser bem ativo e ágil. Adaptam-se bem tanto em pequenos apartamentos como na liberdade do campo.

Pelagem: Sem subpêlo, abundante, brilhante e ondulada. É longa no pescoço (+ou - 15 cm) e média no dorso e nos lados do corpo, atingindo na cernelha cerca de 7,5 cm. O branco deve ser dominante com malhas de qualquer cor. Na cabeça, qualquer cor diferente do branco deve cobrir ambas as orelhas.

Nenhum comentário: