sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pastor Alemão

Origem: Alemanha

Porte: G

Função: O Pastor Alemão é a única raça que consegue reunir tantas aptidões, como cão pastor, cão de busca e salvamento e também farejador, graças ao seu olfato extremamente desenvolvido, guia de cegos, por sua inteligência e docilidade, cão de companhia por sempre estar querendo agradar o dono, cão de polícia, cão de guerra, e finalmente para guarda por sua agilidade no ataque e latido prolongado.

Personalidade: Obediente, leal, facilmente treinável e afetuoso com seu dono e com crianças. Temperamento forte, caráter incorruptível, firmeza de nervos, atenção, fidelidade, coragem e alto espírito de luta são caracteristicas marcante da raça, além de ser um dos animais mais corajosos que se tem notícia. Seu faro e sua audição são bem desenvolvidos

História: Suas origens remotam ao Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por matilhas selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos na região da Turígia. Depois, no neolítico, com a criação de ovelhas, os alemães necessitavam de um cão forte e de movimentação rápida acompanhada de um mínimo gasto de energia, além de uma inteligência excepcional, para proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. Para essa função foi criada toda a família de cães pastores. Durante 3 mil anos, os alemães foram aprimorando seus cães de pastoreio ninhada por ninhada, até a seleção definitiva, em 1882, por Max von Stephanitz. O Pastor alemao é uma raça de cães de guarda. É muito rápido, agil, forte e preparado, sendo considerado um dos cães mais inteligentes. Foi considerado 3 vezes o melhor cão para se adestrar. Um dos maiores cães de guardas na segunda guerra mundial recebeu a alcunha de 'el diablo' (o diabo, em português). Devido a sua popularidade é comum encontrar ninhadas sem pedigree, o que é um alto risco para o comprador, que pode adiquirir um cão com desvios de temperamento - desde o mais dócil ao mais agressivo. A compra de um cão equilibrado e com a máxima garantia de sucesso só é segura se com pedigree!

Saúde: A displasia é uma deformação das articulações de bacia que podem deixar o animal com graves sequelas antes mesmo de terminada a fase de crescimento. Podem eventualmente ocorrer problemas de aprumo, desenvolvidos por cruzamentos inadequados e/ou alimentação pobre em vitaminas e cálcio. Por causa de seu pelo longo, o cão está sujeito a dermatites. Se são criados em lugares de piso liso, os Pastores podem desenvolver problemas nas patas, que se curvam para dentro (os chamados “jarretes de vaca”.) Uma doença comum em cães com tórax profundo é a Torção Gástrica, que faz com que o animal retenha gases no seu interior devido a uma rotação do estômago. Como medida preventiva, basta alimentar seu cão em uma vasilha mais elevada.

Atividades: Por sua vocação ao trabalho, é um cão que precisa de muito exercício e, de preferência, passar por um treinamento para obediência, ele aprende rápido. É capaz de acompanhar seu dono por quilômetros durante o cooper ou mesmo durante passeios de bicicleta.

Pelagem: Cão Pastor Alemão possui pelagem dupla; sub-pêlo e sobre-pêlo. A quantidade de sub-pêlo vária conforme a estação do ano e o tempo de vida ao ar livre, mas deve estar sempre presente, a fim de protegê-lo da água, temperaturas extremas e insetos. Sua pelagem espessa necessita de cuidados especiais como a escovação regular para que os pelos não formem nós.

Nenhum comentário: