sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pastor Australiano

Origem: EUA

Porte: M

Função: É usado não só como pastor e guarda em fazendas, mas também em serviços humanitários. É um excelente guia para cegos, farejador de drogas e cão de busca e resgate, além de poder ser usado em terapias e no auxílio a deficientes auditivos.

Personalidade: O Australian Shepherd é inteligente, ativo, disposto, de boa índole e raramente briguento, podendo ser, por vezes, reservado com estranhos.

História: Existem várias teorias sobre a origem do Australian Shepherd. O fato é que a raça, como a conhecemos hoje, foi desenvolvida nos Estados Unidos. É provável que tenha se originado na região Basca das montanhas dos Pirineus, entre a França e Espanha, mas devido a sua associação com os Pastores Bascos que vieram da Austrália para os Estados Unidos em torno de 1800, acabaram recebendo o nome de Australian Shepherd. Antes, porém, ele foi conhecido por muitos nomes, tais como: Pastor Espanhol, Cão Pastor, Bob Tail, Blue Heeler, Pastor do Novo México e Pastor da Califórnia. No Brasil foi, durante algum tempo, chamado de Pastor Australiano. Nos EUA um estilo de montaria, “western horseback riding”, popularizou muito a raça, que era freqüentemente vista em rodeios, filmes e programas de televisão. A facilidade de aprendizagem e a versatilidade o tornaram muito útil nos ranchos e fazendas

Saúde: O Australian Shepherd pode apresentar as seguintes doenças: Catarata - alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença. Atrofia progressiva da retina - perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira. Dermatite solar nasal - áreas de sensibilidade extrema a luz solar. Dermatite alérgica.

Atividades: Esse ativo cão de trabalho precisa de muito exercício físico para ficar em forma. Não é um cão recomendado para viver em apartamento. Dentro de casa, é moderadamente ativo. Tendo um espaçoso quintal para se exercitar fora de casa, ficará satisfeito.

Pelagem: Dupla com subpêlo que varia em quantidade de acordo com o clima. O pêlo tem textura média, sendo liso ou levemente ondulado e de comprimento mediano. A cor é azul-merle, preto, vermelho-merle, vermelho, todos com ou sem marcas brancas e ou pontas de cor cobre.

3 comentários:

CaladoHelena disse...

Não há duvida que escolheu um excelente representante da raça.
Esse cão é lindissimo !

Ruthinha disse...

Boa Noite!!

Estou pesquisando sobre a raça Australian Shepherd, pois tenho uma cadela dessa raça. Mas estou com uma dúvida, a orelha dela tem a característica "em pé". O formato da orelha "caída" é uma característica essencial para ser considerada desta raça?
Não sei se pode me ajudar... Mas se puder ficaria muito grata!!
Obrigada
Ruth

CaladoHelena disse...

A nível Europeu e Americano as orelhas correctas são consideradas na avaliação do cão.