sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pastor Belga Malinois

Origem: Bélgica

Porte: G

Função: Ele é um cão de múltiplas funções pois além de pastor é um grande companheiro, guarda e policial, fazendo patrulhas, buscas, servindo de mensageiro e até puxando trenós.

Personalidade: Ele reúne qualidades como um excelente guardião, cão leal, devotado ao dono, alerta e inteligente. Apesar de manterem características comuns quanto ao temperamento, os pastores belgas apresentam ainda sutis diferenças, talvez mais relacionadas com o tipo de habilidade que desenvolveram.

História: Ele foi desenvolvido na região de Malinois e tornou-se o mais popular dos pastores na Bélgica.

Saúde: Os Pastores Belgas, por serem cães rústicos e fundamentalmente dedicados ao trabalho não tem predisposição acentuada a doenças e sofre basicamente dos mesmos problemas de outras raças, entre os quais: Displasia coxofemural(má-formação óssea entre o quadril e as pernas), Epilepsia (cão tem convulsões, salivação intensa e, em alguns casos, perde o controle sobre as funções intestinais), Atrofia progressiva da retina (desenvolvida por volta dos seis anos, que causa cegueira), Pannus (vasos sangüíneos dos olhos incham e cobrem parte do globo ocular, causando cegueira. No Brasil não há notícia de sua incidência). No Brasil, onde a criação ainda é pequena, os Pastores Belgas sofrem com os efeitos da excessiva consangüinidade (acasalamento entre parentes) dos exemplares. Entre os problemas mais comuns estão: Dorso arqueado para cima, o que prejudica a movimentação e implica em menor resistência para andar; Cães com altura fora do padrão - pernaltas ou baixos demais; Pelagem rala demais; Musculatura pouco desenvolvida Orelhas muito longas (os Pastores Belgas devem tê-las de curtas a médias).

Atividades: As quatro variedades (Groenendael, Laekenois, Tervuren e Malinois) apresentam grande necessidade de atividade, sendo extremamente ativos e brincalhões. Todas as variedades são excelentes competidores em esportes caninos, como o agility, que exige rapidez para vencer obstáculos, e o flyball, prova de habilidade em pegar uma bola e trazer ao dono.

Pelagem: Pelagem curta, tendo somente a parte posterior da coxa e a cauda com pêlos mais longos formando franja. A cor é fulvo encarvoado com máscara preta.

3 comentários:

Unknown disse...

adoro pastor belga malinois pois tenhu um que se cha nyka ela é lindaaaaaaa

♥♥Queh♥♥ disse...

Olá me chamo Quezia e tenho uma cachorra na raça de pastor belga malinois ela se chama Nyka ela muito bonita, brincalhona, alegre, inteligente,uma boa guarda e muito mais....EU AMO A NYKA

Mirna disse...

Eu tenho esta raça e é muito bom, muito jueguton e grande com as crianças. meu cão tem odor ruim na boca, você sabe como curá-la? meus amigos me recomendou Vetnil, e bom? obrigado