Origem: Bélgica
Porte: G
Função: Ele é um cão de múltiplas funções pois além de pastor é um grande companheiro, guarda e policial, fazendo patrulhas, buscas, servindo de mensageiro e até puxando trenós.
Personalidade: São cães inteligentes e possuem o faro aguçadíssimo. Além disso, são carinhosos com os donos e extremamente familiares. Adoram brincar e estar próximos a crianças. Apesar de manterem características comuns quanto ao temperamento, os pastores belgas apresentam ainda sutis diferenças, talvez mais relacionadas com o tipo de habilidade que desenvolveram. No entanto, os Tervurens apresentam um temperamento bastante semelhante aos Groenendael, sendo considerados apenas mais ciumentos.
História: O Tervuren surgiu na Escola Belga de Ciência Veternária sob a orientação do professor Reul em 1891. Com a mesma origem dos demais pastores belgas, o Tervuren demonstra, algumas vezes, o seu parentesco com o Groenendael: do acasalmento de dois Groenendael pode nascer um filhote Tervuren. O Pastor Belga Tervuren obteve seu nome da região onde foi criado. Esta raça quase desapareceu após a Segunda Guerra Mundial, e foi necessário reconstrui-la por meio de cruzamentos com exemplares de Malinois, que tinham pelagem um pouco mais longa.
Saúde: Os Pastores Belgas, por serem cães rústicos e fundamentalmente dedicados ao trabalho não tem predisposição acentuada a doenças e sofre basicamente dos mesmos problemas de outras raças, entre os quais: Displasia coxofemural(má-formação óssea entre o quadril e as pernas), Epilepsia (cão tem convulsões, salivação intensa e, em alguns casos, perde o controle sobre as funções intestinais), Atrofia progressiva da retina (desenvolvida por volta dos seis anos, que causa cegueira), Pannus (vasos sangüíneos dos olhos incham e cobrem parte do globo ocular, causando cegueira. No Brasil não há notícia de sua incidência). No Brasil, onde a criação ainda é pequena, os Pastores Belgas sofrem com os efeitos da excessiva consangüinidade (acasalamento entre parentes) dos exemplares. Entre os problemas mais comuns estão: Dorso arqueado para cima, o que prejudica a movimentação e implica em menor resistência para andar; Cães com altura fora do padrão - pernaltas ou baixos demais; Pelagem rala demais; Musculatura pouco desenvolvida Orelhas muito longas (os Pastores Belgas devem tê-las de curtas a médias).
Atividades: As quatro variedades (Groenendael, Laekenois, Tervuren e Malinois) apresentam grande necessidade de atividade, sendo extremamente ativos e brincalhões. Todas as variedades são excelentes competidores em esportes caninos, como o agility, que exige rapidez para vencer obstáculos, e o flyball, prova de habilidade em pegar uma bola e trazer ao dono.
Pelagem: Pêlo longo principalmente na face posterior das coxas e na cauda, formando plumagem. Apresente coloração mesclada.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Pastor Belga Tervuren
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário