sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Com donos assim nem precisa de inimigos...


Brasil - Gato ficou preso entre a janela e a tela protetora de um apartamento enquanto seus donos foram viajar!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Carteiros alemães aprendem psicologia canina

Os carteiros alemães começaram a receber aulas de psicologia canina para prevenir ataques. As autoridades afirmam que o número de ataques de cães contra carteiros neste Natal é o menor em 10 anos graças às lições.

"A redução iniciou depois que nós começamos a ensinar nossos trabalhadores sobre como os cães pensam. Nós dizemos para que não corram quando vêem um cão e como reagir em situações perigosas", disse a porta-voz do Correio alemão, Sylvia Blesing, segundo o site Ananova.

O Correio alemão enviou 80 mil carteiros, homens e mulheres, para os cursos, que incluem teoria e avisos práticos sobre como lidar com cachorros. Psicólogos explicam por que não é possível correr mais rápido que um cão mesmo de bicicleta e demonstram como entregar uma carta para uma pessoa que passeia com seu cachorro sem ser mordido.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Em uma semana, 50 cães pit bull são abandonados em SP

Em apenas uma semana, 50 cães da raça pit bull deram entrada no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), responsável pelo controle de animais domésticos na Capital. Quase todos foram abandonados nas ruas ou levados por donos aterrorizados com os riscos de ataque do animal.

Até segunda-feira (3), havia 669 cães pit buls no CCZ, 77 deles classificados como agressores e deixados em observação.

O
número supera o total registrado nos anos anteriores. Em 2006, 352 animais da raça foram abandonados nas ruas ou levados pelos donos por motivo de agressão e doença ao centro. Em 2007, foram 180.

Segundo a assessoria de imprensa do CCZ, os veterinários sentem um “sensível aumento” no número de entrada de pit bulls no centro cada vez que é noticiado um caso de agressão na mídia.

São casos como o de uma mãe e uma filha atacadas pelo cão da família no interior de São Paulo e de uma menina de seis anos também mordida pelo pit bull que vivia na mesma casa, em São André (SP).

O levantamento mostrou também que o universo de cães abandonados, somadas todas as raças, é de 9 mil, sendo 645 agressores.

Apesar do pânico que as informações sobre ataques da raça provocam na população, de acordo com o centro a maior parte dos casos de agressão envolve cachorros sem raça definida, os chamados “vira-latas”.

Fonte: PlugPet News

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Fotografias Animais

A fotografia tem, entre outras virtudes, a de nos revelar mundos que estão vedados à limitada capacidade capacidade da vista humana. Assim é com a fotografia microscópica ou telescópica ou ainda com a fotografia de alta velocidade. O mundo dos pequenos animais é fascinante nas suas cores, detalhes e beleza. É preciso termos mais cuidado com onde pizamos...

Estou criando uma nova sessão no blog, "Fotografias Animais", nos dois sentidos. Vou fazer uma boa pesquisa de fotos. Também tenho algumas fotos muito boas de insetos aqui, que irei postando aos poucos...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Prefeituras investem em chips e castração para controle de cães

Como medida de combate ao crescente abandono de cães e gatos, as prefeituras do Recife, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande e Belo Horizonte desenvolvem programas de incentivo à adoção e cadastramento de cães para facilitar a identificação dos animais e seus donos.

No Recife, a ênfase do programa é a adoção. O processo é gratuito. O interessado precisa apenas assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal. Para ser adotado, o animal recebe vacina contra raiva e é esterilizado. Em média, são adotados 30 animais domésticos por mês.

Em Curitiba, o problema da grande quantidade de cães nas ruas é combatido com uma campanha pela castração dos animais, seguida pelo incentivo à adoção. Os guardas civis são treinados para fazer a captura dos cães nas ruas. Depois de esterilizados, os bichos que não são adotados voltam para as ruas de onde vieram.

A Prefeitura de Porto Alegre prevê para o próximo ano investimentos na esterilização de animais domésticos. Por enquanto, o projeto está em fase de licitação dos pet shops que irão fazer as cirurgias. Campanhas de estímulo à adoção e posse responsável de cães e gatos também fazem parte do programa previsto para 2008.

Em Campo Grande e em Belo Horizonte, as prefeituras estão realizando a implantação de chips de identificação em cães. A medida tem o objetivo de registrar o animal e identificar o dono.

Na capital de Mato Grosso do Sul, o chip é colocado a um custo de R$ 15. No caso de Belo Horizonte, a chipagem representa uma medida de segurança. Os dispositivos são implantados apenas em pit bulls e contém informações do cão e seu proprietário.

Leia também: Saiba como ajudar cães abandonados

Fonte: G1

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Cachorro-quente na China


Fala sério, como conseguem fazer isso!!?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

"O osso é MEUUU!!!"



Hahahaha... que cachorro doidão!!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ferrets pegam gripe facilmente

O simpático ferret tem boa saúde, porém, é muito suscetível a contrair gripe e pneumonia das pessoas. Isso mesmo, ele pega essas doenças de seus donos ou de quem estiver doente e for mexer com o bicho.
A transmissão é feita dos homens para os furões, mas também pode acontecer de modo inverso, dos ferrets aos homens. Para evitar as doenças, é ideal que pessoas doentes não fiquem manipulando o bichinho. Esse cuidado deve ser maior se ele for jovem, pois nesse período essas doenças podem ser fatais para os animais. Quando esses bichos estão com gripe ou pneumonia, os principais sintomas são febre, inquietação, espirros e perda de apetite.

Fonte: PlugPet News

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A diferença entre cães e gatos...

Um cachorro pensa:
“Ei, essas pessoas com quem eu vivo, me alimentam, me dão um lugar quente e seco, me amam e tomam conta de mim...
Elas devem ser deuses!"

Um gato pensa:
“Ei, essas pessoas com quem eu vivo, me alimentam, me dão um lugar quente e seco, me amam e tomam conta de mim...
EU DEVO SER UM DEUS!”

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Uma Janela Para Seu Cão

Se o seu cachorro fica preso no quintal o tempo todo, sem poder ver o movimento na rua, ele está precisando do “PetPeek”. Uma janela de plástico transparente que permite ao cão uma visão do mundo exterior. O PetPeek custa US$29.98 e pode ser comprado aqui.

Fonte: OhGizmo!.

Imagine você passando pela calçada e vê isso! rsrs... mas os cãezinhos devem adorar ficar vendo o que se passa do outro lado.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Por que cães se reconhecem cheirando a "traseira" do outro?

Quem tem cachorro já deve ter reparado. Pode até parecer uma atitude estranha e um pouco embaraçosa, mas quando ele sai para passear e encontra seus amiguinhos, uma das primeiras coisas que ele faz é cheirar a “traseira” do outro animal. Mas qual é a razão para eles terem essa atitude?
O cachorro possui duas glândulas próximas do ânus que liberam um odor que é responsável pelo reconhecimento entre os bichos. Ou seja, esse costume seria uma espécie de “olá” por parte dos cães.
Também através do odor, o seu pet pode perceber medo, alegria e demais sentimentos dos outros animais.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

A melhor amiga dos ratos

Na África do Sul, foi descoberta uma mulher que mantinha em sua casa mais de mil ratos. Gwynneth Quick dava nome a eles e os tratava como filhos. A casa estava com os rodapés, carpetes, móveis e pisos inteiros comidos e os roedores tinham acesso livre a todos os ambientes, causando uma completa destruição na casa.
Gwynneth foi levada para um hospital psiquiátrico e seus ratos, por decisão das autoridades da área de saúde e por motivo de higiene, tiveram de ser exterminados.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Novas espécies descobertas na Austrália

Um grupo de investigadores australianos, pertencentes ao Museu do Território do Norte, descobriu, na zona do seu campo de acção, treze novas espécies de répteis e outros dez, que sendo já conhecidos nas ilhas da região, não estavam descritos como existindo na Austrália.

Neste caso, todos os animais descobertos são lagartos, e alguns só se podem encontrar, pelo menos que se saiba, em áreas muito reduzidas, como no caso de um dos lagartos agora descobertos, cuja existência parece estar limitada ao Monte Borradaile, em Arnhem Land.

O território australiano sempre foi muito fértil no aparecimento de novas espécies, principalmente de répteis, já que o tipo de ecossistema é muito favorável a estes animais. Neste caso, a surpresa maior prende-se com o facto de estes animais terem sobrevivido à invasão de sapos-cururu, que literalmente varreu todo o território do Norte Australiano. A explicação para este facto parece ser a forma comunitária como muitos destes animais vivem, alguns nos troncos das árvores, outros debaixo de muros ou afloramentos rochosos naturais, onde os sapos não conseguem chegar.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Os pets em família

O Ph.D em estudos de família, Robert Bierer, constatou em seus estudos que crianças, principalmente na faixa dos 10 aos 12 anos, que possuem cães, têm uma maior empatia e auto-estima do que as crianças que não têm animais.

Os animais de estimação ajudam a diminuir os estados de ansiedade, tédio, medo, promovendo uma maior integração com os colegas e influenciando em uma melhor concentração. O Dr. Robert pretende com esta pesquisa beneficiar cães e crianças, incentivando a adoção dos animais e dando a oportunidade a uma criança de ter um pet.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Liminar impede as carrocinhas de capturar cães em SP

O juiz Olavo Sá Pereira concedeu uma liminar da 13ª Vara da Fazenda Pública, a pedido do fórum nacional de proteção e defesa animal, proibindo que cães e gatos sejam manejados com laços ou mortos por asfixia em câmaras de descompressão na cidade de São Paulo. Normalmente são recolhidos anualmente cerca de 20 mil animais pelo centro de controle de zoonoses (CCZ), que hoje atua em condições precárias, já que não há veículos para capturar cães e gatos e sua câmara de descompressão foi desativada por problemas técnicos.
O Fórum de proteção animal provou que a câmara causa morte sofrida e o uso de laços para captura provoca lesões nos animais. Dessa forma, ofereceu ao CCZ injeções letais desde que sejam adotadas novas formas de captura e que haja melhores condições para os animais no CCZ.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Lagarto azul à beira da extinção

No parque natural da Ilha Górgona vive o anole azul, Anolis gorgonae, que é, pelo menos do que se conhece, o único lagarto verdadeiramente todo azul.

Este réptil, que para muitos é um verdadeiro acidente da natureza, é endémico desta ilha colombiana e pode estar a desaparecer. Os motivos deste acontecimento não são totalmente conhecidos, mas foram já enviados investigadores para o terreno para tentar perceber o que se está a passar e tentar inverter a situação.

Nesta ilha funcionou, durante mais de trinta anos, uma prisão de segurança máxima que foi encerrada em meados dos anos oitenta. Nessa altura, o desmatamento e a captura de animais fizeram-se sem qualquer regra, factores esses que deverão ter criado desequilíbrios no ecossistema que nunca foram ultrapassados, o que constitui um dos motivos apontados para o desaparecimento progressivo da espécie.

Estes animais são muito esquivos, o que torna ainda o trabalho mais complicado para os investigadores. Normalmente, vivem no topo das árvores e só as fêmeas é que se deslocam até ao chão para pôr ovos, pelo que não foi possível até agora fazer um recenseamento fiável desta população de anole azul.

Outro dos problemas que parece estar a afectar estes animais é o comportamento dos turistas que todos os dias desembarcam nas ilhas, transportando consigo espécies invasoras e provocando ainda maiores desequilíbrios neste frágil ecossistema.
Aparentemente, outras espécies estão a conseguir adaptar-se melhor a estes acontecimentos e o seu desenvolvimento é próspero em termos numéricos, o que não acontece com os lagartos azuis.

Fonte: PlugPet News

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Maus-tratos: como denunciar

1. Investigue

Antes de qualquer atitude, certifique-se de que se trata de um caso de maus tratos (veja as leis em vigor, abaixo). Colha evidências, testemunhos e observações que comprovem a situação. Sempre que possível, procure conversar com o agressor, salientando o fato de que ele está cometendo um crime. Aja de maneira objetiva mas com educação. Tenha em mente que o seu objetivo é o bem estar do animal. Veja as leis:

Leis
- Decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais.
- Lei Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a "Lei dos Crimes Ambientais".

2. Denuncie

Os atos de abuso e de maus-tratos com animais configuram crime ambiental e, portanto, devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito. A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental.

Como denunciar:

Toda pessoa que seja testemunha de atentados contra animais pode e DEVE comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ", da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98. Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

Se houver demora ou omissão, entre em contato com o Ministério Publico ESTADUAL - Procuradoria de Meio Ambiente e Minorias. Envie uma carta registrada descrevendo a situação do animal, o Distrito Policial e o nome do delegado que o atendeu. Você também pode enviar fax ou ir pessoalmente ao MP. Não é necessário advogado.

Ministério Publico Estadual em São Paulo - (11) 3119-9000
Para informações sobre MP de outros estados acesse: www.redegoverno.gov.br

Caso o agressor seja indiciado ele perderá a condição de réu primário, isto é, terá sua "ficha suja". O atestado de antecedentes criminais também é usado como documento para ingresso em cargo publico e empresas, que exigem saber do passado do interessado na vaga, poderão recusar o candidato à vaga, na evidência de um ato criminoso (veja ao final outras maneiras de denunciar).

Boletim de Ocorrência via Internet

Está no ar na grande São Paulo o "Plantão Eletrônico", pelo qual pode ser feito o registro de ocorrências, tais como Extravio de Documentos ou mesmo furto de Carros.

Por meio desse procedimento, não é necessário ir à uma Delegacia de Polícia para registrar o "Boletim de Ocorrência". Basta acessar o site http://www.seguranca.sp.gov.br, preencher o B.O. na tela do computador e, em até 30 minutos, a Polícia entrará em contato para a confirmação das informações prestadas. A partir daí , o B.O. estará disponível para cópia via impressora.

- A prefeitura de SP têm um site onde as pessoas podem fazer solicitações de seus serviços, incluíndo denuncias contra maus-tratos. O site é: http://sac.prodam.sp.gov.br/


Saiba Mais
Outras maneiras de fazer a denúncia
"Providências a serem tomadas em casos de maus-tratos a animais" -
Legislação
Questões Frequentes: meu vizinho maltrata meus animais. O que faço?

domingo, 10 de fevereiro de 2008

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Caixa de areia automática para gatos

Cansado de limpar as caquinhas de seu gato? Então a solução pode ser essa super-hiper-mega bandeja de arreia felina que só não passa o cafezinho, porque o resto, faz tudinho.


O preço? U$ 159,99. Quem se habilita?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Espécie chamada ‘bush dog’ estréia no zôo de SP

Cachorro-vinagre: animal em extinção pode ser visto no Zôo de SP. (Foto: Divulgação)

Os visitantes do Zoológico de São Paulo podem conhecer a partir deste carnaval uma espécie rara de mamífero da América do Sul, pouco conhecida na região e ameaçada de extinção. Trata-se de um animal de nome curioso: ele é chamado de cachorro-vinagre, em português, bush dog, em inglês, ou zorro vinagre, em espanhol.
Cientificamente, é conhecido como Speothos venaticus.O termo bush, muito longe de uma alusão ao presidente norte-americano, quer dizer arbusto. É por esse tipo de vegetação que o cachorro-vinagre costuma circular. Ele vive em áreas matas e campos da América do Sul e Central.
Diferente do homônimo herói Zorro, o cachorro-vinagre não parece muito corajoso. Quando está sozinho, se alimenta de insetos. Só em grupo costuma atacar pacas, gambás, patos, rãs ou cotias. No cativeiro, recebe ração balanceada, carne crua e frutas.
Com suas patas curtas, costuma abrir galerias no chão e abrigar-se em ocos de árvores e buracos de tatus. O cachorro-vinagre vive cerca de 10 anos. Seu tamanho pode chegar a pouco mais de meio metro e o peso varia entre 5 kg e 8 kg.
Apesar de não abrir às segundas-feiras, neste dia 4 o funcionamento do zoológico é normal, por causa do feriado. Os portões ficam abertos das 9h às 17h - o mesmo acontece na terça (5) e na quarta (6).
O ingresso custa R$ 12 para adultos e crianças maiores de 12 anos. Estudantes e professores da rede estadual pagam meia. A entrada é gratuita para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Animais Notícias

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Livros inspiram, ensinam a cuidar e divertem quem gosta de animais

Veja abaixo os títulos editados pela Publifolha, o braço editorial do Grupo Folha, sobre animais domésticos.

1. "Cuide Bem'" - a série possui quatro volumes: "Gato", "Pássaro", "Peixe" e "Cachorro". Em cada livro, há idéias e sugestões para deixar o companheiro doméstico saudável e feliz. Dentre os conselhos estão como balancear a alimentação do animal, onde colocá-lo para dormir, brincadeiras, exercícios e dicas específicas para cada um deles. Cada volume custa R$ 16,90. Leia mais sobre o volume "Gato" e outras obras sobre os bichanos.

2. "Astrocats" - de Julia Harris, é um guia prático e divertido que ajuda a conhecer melhor um gato com a ajuda da astrologia. No final do livro há um questionário para identificar o signo do gato e uma lista dos gostos e preferência dos bichanos, além de seus elementos e compatibilidade com outros signos. Custa R$ 19,90. Leia mais sobre o livro.

3. "Os Gatos Nem Sempre Caem em Pé", - de Erin Barrett e Jack Mingo, reúne mais de 500 histórias e informações curiosas sobre o mundo dos felinos. Há aventuras de personalidades e seus gatos famosos, dados científicos e históricos sobre facetas deste companheiro dos humanos. O livro custa R$ 24,90.

4. "Por que os Gatos São Assim" - de Karen Anderson, responde 40 dúvidas comuns sobre o comportamento típico destes felinos. O livro é rico em ilustrações delicadas em nanquim. O preço é R$ 22.

5. "Quanto Mais eu Entendo os Homens, Mais eu Gosto do Meu Gato" - de Daisy Hay, compara homens e gatos de maneira bem-humorada. Dentre os aspectos em comum o livro cita que ambos possuem as costas peludas, dormem o dia inteiro, mas também há diferenças. Os gatos, por exemplo, nunca erram o local de urinar, e, quando ficam chatos, basta colocá-los para fora. Com os homens é diferente. O livro custa R$ 19,90.

6. "Quanto Mais eu Entendo os Homens, Mais eu Gosto do Meu Cachorro" - de Olivia Edward, o livro é uma verdadeira coletânea de motivos, dezenas deles, para se fazer a troca do namorado ou marido por um cachorro. A publicação é toda ilustrada de maneira divertida. Custa R$ 19,90.

Os livros podem ser encontrados no site da Publifolha, nas livrarias ou ainda comprados pelo telefone 0800-140090. Conheça a seleção da Publifolha sobre bichos.

Leia mais

Fonte: Folha Online

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Volto Logo...

O blog irá ficar sem posts nos próximos dias.... estou indo aproveitar o feriado do carnaval me escondendo em algum lugar por aí... =P
Até semana que vem, um grande abraço pra quem entra aqui, tudo de bom!!!!

Maus tratos de animais - Emissoras de TV renomadas reportam criações de animais com diferentes enfoques

As emissoras REDE GLOBO e SBT mostraram visões diferentes de como se tratar os animais, em parte dos programas emitidos em seus horários pela tarde, neste domingo*. Gostaríamos que os leitores soubessem que não estamos fazendo propaganda ou defendendo nenhuma emissora em especifico, no entanto são inadmissíveis tais atos com animais.

A emissora REDE GLOBO, através do programa “Domingão do Faustão” enfocou a criação de gatos, suas variedades, cores, raças e o comportamento desses animais em relação ao ser humano. Contando com a participação de profissionais diversos, inclusive profissionais que estudam esses animais e que se dedicam à arte de como cria-los. Foi também relatada a interação do homem x animal, em que desmistificaram alguns mitos e inverdades, como o risco a Toxoplasmose e Verminoses. Inclusive, fora mostrado uma tigressa de 8 anos de idade, extremamente dócil. Isso acontece quando os animais, de forma geral são tratados de maneira correta, considerando o bem estar animal.

No mesmo horário, a emissora SBT, através do Programa “Domingo Legal” transmitiu em um dos blocos deste programa a reportagem “As aventuras de David e Andréia na criação de Avestruz”. Nessa reportagem os atores estavam visitando uma criação de avestruzes; O que poderia ser algo instrutivo e proveitoso para a população brasileira, mesmo sendo com humor o que parece ser objetivo de tal programa, infelizmente o fora na verdade de uma forma totalmente inadequada. Esse fato ocorreu devido à forma com que os animais foram manejados. Para nós, da área de criação animal, ver maus tratos, como puxar os animais pelo rabo, deixá-los em situação de estresse e de forma que não possam se defender, é no mínimo um ato desumano. Além do mais, debochar da situação dos pobres bichinhos!

Em rede publica, tais programas deveriam ao contrário fazer sua parte no sentido de ensinar e mostrar atos corretos aos cidadãos brasileiros e não o que normalmente vem acontecendo.

Algumas sugestões seriam demonstrar a “Educação Ambiental” e formas de “Bem-estar-animal” com informações sobre criação de animais silvestres e exóticos legalizados, sobre o tráfico ilegal da animais da fauna brasileira, biopirataria, incentivo a pesquisas… Pois enquanto o homem não aprender a Amar e Respeitar os seus semelhantes como a si Próprio estaremos apenas engatinhando com relação à Preservação e Conservação da Flora e Fauna.

Por: Délcio César Cordeiro Rocha e Márcia Vitória Santos

Fonte: PlugPet News

* (2 de dezembro de 2007, a notícia é do mês passado mas acho importante divulgar)

"Para mim, ambos os programas são uma bela bosta."