segunda-feira, 30 de junho de 2008

Na "desenvolvida" Dinamarca, ainda acontece anualmente espetáculo de barbárie contra baleias

Muitos ficaram legitimamente aborrecidos com a presunção de estrangeiros de que poderiam tomar conta da Amazônia melhor do que nós, os brasileiros. Vários países do chamado “primeiro mundo”, que já acabaram há tempos com suas florestas, agora posam de defensores do planeta e arrogam-se o direito de interferir em territórios que não são deles, mensagem expressa, por exemplo, pelo New York Times na reportagem “De quem é a Amazônia, afinal?” (clique aqui para ler notícia sobre o assunto).

Em que se pese o Brasil continuar se mostrando incapaz de controlar o desmatamento na região, o que muitos defendem é que não se deve confundir ajuda com ingerência.

O curioso é que, em alguns desses países que se colocam como avançados em todos os sentidos, perpetram-se crimes contra a natureza que, no caso deles, não podem sequer ser justificados pelos clamores da sobrevivência.

Agora mesmo, vem circulando pela internet um e-mail que mostra fotos de um banho de sangue, este derramado de baleias, nas Ilhas Feroe. Para quem nunca ouviu falar delas – e isso não seria incomum -, salva-nos a Wikipédia: “As ilhas Feroe ou “ilhas das Ovelhas” são um território autônomo da Dinamarca, parte da Europa, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia. O arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas que acolhem, ao todo, 47 mil pessoas em uma área de 1.499 km². Na ilha maior - Streymoy - está localizada a capital, Tórshavn.”

Nesse local, como se vê, ligado à próspera e desenvolvida Dinamarca, é realizado um evento todos os anos que inclui encurralar centenas de baleias à beira d´água, para depois ter o prazer de exterminá-las a golpes de facas. Crianças costumam ser dispensadas das escolas nesse dia, para acompanhar o “divertimento”, que funciona como uma espécie de ritual de passagem dos rapazes à idade adulta (veja mais fotos no final da matéria).

Já circula uma petição na internet pedindo providências para acabar com tal barbárie. “Essa caça esportiva é uma prática que foi abandonada em todo o mundo há muitas décadas, e agora é considerada ilegal em muitos outros países europeus”, diz o texto da petição.

“Os habitantes das Ilhas Feroe não têm necessidade da carne de baleia para a subsistência, e muito da carne é deixada para apodrecer e é jogada fora. Ela não pode ser exportada, pois está poluída com metais pesados e outras toxinas e, assim, não atende os padrões de saúde da União Européia para alimento para consumo por humanos”, prossegue. (Para conferir o texto completo, em Inglês, e assinar a petição online clique aqui)

Em julho de 2000, a organização Sea Shepherd, que dedica-se à proteger as formas de vida marinhas, velejou até as Ilhas Feroe para intervir na matança anual de baleias pilotos. Conseguiu que o massacre fosse levado às primeiras páginas da mídia européia e, melhor que isso, passou a fazer pressão econômica sobre as companhias que ainda compravam alimentos do mar com origem nas Feroe, o que representa 90% da economia local, com predominância das compras feitas pelo gigante holandês Unilever.

“Acima de 20 mil pontos de venda a varejo europeus cancelaram os seus contratos de pesca a pedido da Sea Shepherd”, informa o portal da entidade.

A luta está, porém, longe de um final feliz. “Na Noruega isso acontece também; é um problema cultural”, disse a AmbienteBrasil Cristiano Pacheco, coordenador jurídico da Sea Shepherd no Brasil. “É um espetáculo de horrores, eles abrem o pescoço dos animais de fora a fora e os deixam agonizando na beira da praia, onde as pessoas ficam aplaudindo”, completa o advogado, para quem é “inacreditável” que aconteça algo assim no mundo em pleno Século XXI.

Mônica Pinto

Fonte: AmbienteBrasil

domingo, 29 de junho de 2008

sábado, 28 de junho de 2008

Governo sanciona lei que proíbe animais em circo no RS

Seguindo o exemplo de cidades como Porto Alegre, o Estado proibiu ontem a utilização de animais em apresentações de circo no território gaúcho.

Agovernadora Yeda Crusius sancionou a lei com a determinação, aprovada pela Assembléia Legislativa no começo do mês. Para começar a valer, precisa ser publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer hoje.

Apresentada pelo deputado Miki Breier (PSB), a medida busca evitar casos de maus-tratos e abandono contra os bichos. O parlamentar usou como justificativa para a proposta as campanhas de organizações não-governamentais (ONGs), que incentivam o público a prestigiar apenas espetáculos sem animais. Com a lei em vigor, ele acredita que os artistas circenses ganharão mais valor nas exibições.

A lei determina, em caso de descumprimento, a interdição do estabelecimento e a apreensão dos animais. Eles deverão ser albergados em instituições designadas por órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente, para serem avaliados por veterinários e enviados para um local adequado.

A lei

— A medida proíbe apresentação de bichos em circos. Em caso de descumprimento, o estabelecimento sofrerá interdição

— As autoridades também apreenderão os bichos, que irão para instituições onde passarão por análise de veterinários

— O local servirá como abrigo provisório. Depois da avaliação veterinária, os animais irão para outro local mais adequado

Fonte: Plugpet News

Mas que boa notícia, que sirva de exemplo para os outros Estados!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Touradas: Associações defensoras dos animais saúdam condenação simbólica de Portugal


França e Espanha também condenadas


Associações defensoras dos direitos dos animais manifestaram-se hoje "agradadas" com a "condenação de Portugal" devido às touradas, esperando que este "passo simbólico" seja o primeiro para acabar com os touros de morte em Portugal e na Europa.

O Tribunal Internacional dos Direitos dos Animais condenou simbolicamente o ex-Presidente português Jorge Sampaio e o antigo primeiro-ministro e atual presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, por atentados contra os direitos dos animais, sobretudo nas touradas.

O juri acusou-os ainda de tirarem "uma satisfação evidente da tortura de touros", bem como de terem permitido a abolição parcial da legislação de 1928 que protegia a morte dos touros nas arenas, o que, no entender do tribunal, reflete um recuo de Portugal "em 80 anos em matéria de proteção animal".

Contactado pela Agência Lusa, o gabinete de Durão Barroso escusou-se a fazer quaisquer comentários sobre o assunto.

O chefe de Governo espanhol, José Luís Zapatero, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, e seu primeiro-ministro, François Fillón, foram outros dos visados pela sentença simbólica proferida pelo órgão internacional sedeado em Genebra, na Suíça.

Associações defensoras dos direitos dos animais contactados pela Lusa manifestaram-se "agradadas" com a condenação de líderes políticos europeus e associações profissionais taurinas, esperando que este "passo simbólico" seja o primeiro para abolir esta "prática cruel e desumana".

"Espero que este simbolismo se torne realidade e que haja outras forças políticas que se juntem a esta voz de condenação para que finalmente se possa acabar com a crueldade dos touros mortos", afirmou o presidente da Sociedade Protectora dos Animais, Tomé de Barros Queiroz.

O responsável sublinhou que vê esta condenação com "muito agrado", lembrando que a Sociedade Protetora dos Animais "já há muito tempo tem vindo a pedir o fim desta chacina".

Por sua vez, Rita Silva, uma responsável da ANIMAL que participou na votação final em Genebra, sublinhou que a sentença acaba por ser uma condenação pela "grande maioria da opinião pública portuguesa e europeia", que é "claramente contra esta prática de tortura".

"Foi uma condenação muito positiva para todas as pessoas e organizações que representam uma maioria silenciosa que finalmente quer pôr fim às touradas", afirmou, acrescentando: "Este tipo de ações e pressões são importantes para demonstrar aos responsáveis políticos que a nossa força de lobby é maior ao lobby tauromáquico e que representamos muitos eleitores".

Na sua sentença, o Tribunal incluiu também um pedido para que sejam fechadas as escolas de tauromaquia e para que o acesso às praças de touros seja proibido a menores de 16 anos. Solicitou ainda ao Parlamento Europeu que convoque um referendo para que os cidadãos da União Europeia se possam pronunciar sobre a abolição desta prática.

Durante a audiência de segunda-feira discursaram representantes de organizações espanholas, francesas e portuguesas defensoras dos animais, assim como veterinários e psicólogos infantis, que apresentaram dados e testemunhos a favor da abolição das touradas.

Fonte: Publico.pt

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Pílula antiarroto para vacas "reduz" efeito estufa

"Na luta contra o aquecimento global, o cientista Winfried Dochner, da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, apresentou uma arma inusitada: pílulas antiarrotos para vacas.

O especialista alemão afirma que os arrotos dos ruminantes respondem por cerca de 4% das emissões de gás metano no planeta. E a tendência seria de crescimento, já que o consumo de carne está aumentando.

"Não podemos evitar esse desenvolvimento. Mas com novos métodos, podemos reduzir a influência das vacas no efeito estufa para até 3%, e ainda economizaremos dinheiro", diz o especialista em nutrição animal Dochner.

A solução que ele criou para o problema tem o tamanho de um punho fechado: uma superpílula batizada de "Bolus", composta de substâncias microbióticas que se dissolvem no estômago das vacas durante vários meses, ajudando na digestão.

Dieta

Esse "remédio", aliado a uma rigorosa dieta com mais gorduras e com horas específicas de alimentação, diminuiria a produção de metano dos animais, segundo o estudioso.

"Um animal que mastiga e digere continuamente melhora o aproveitamento de substâncias no seu próprio corpo. É como com as pessoas: mais refeições ao longo do dia são significativamente mais saudáveis para o corpo."

O metano é produzido pelo processo químico de fermentação que resulta da ruminação das vacas e é formado pela combinação das moléculas d'água e de dióxido de carbono.

Com a nova técnica, em vez de ser arrotado para fora pelos animais, ele seria usado pelo organismo das vacas para a produção de glicose. Com isso, o cientista alemão afirma que elas produziriam mais leite, o que as tornaria economicamente mais eficientes.

Com a dieta e, principalmente a superpílula, a produção diária de metano seria diminuída consideravelmente, segundo Dochner. Ele diz ainda que procura patrocinadores para a sua idéia."

Fonte: Terra Notícias

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sapo sobrevive depois de ser engolido por cadela na Austrália

Um sapo-cururu sobreviveu depois de ser comido por uma cadela e passar 40 minutos no estômago do animal na Austrália.

A cachorra Bella estava brincando no quintal de sua casa em Bakewell quando engoliu o sapo, segundo o jornal australiano "Northern Territory News".

"Eu joguei restos de tortas e pastéis para os cachorros na grama e não percebi que havia um sapo ali. Bella viu o animal e deve ter pensado que era uma das tortas", disse o dono do cachorro, o jogador de rugby Jackson Crews, ao jornal. "Ela engoliu o sapo inteiro."

O cachorro foi levado para um hospital de animais e induzido a vomitar o que tinha comido. No início, apenas as tortas apareceram, mas, depois, o sapo também acabou saindo. Crews disse que não conseguia acreditar que tanto o cachorro como o sapo haviam sobrevivido.

O sapo-cururu libera um veneno quando está sob estresse.

Crews disse que a gula de Bella provavelmente a salvou. "Ela engoliu o sapo inteiro e foi provavelmente por isso que ela sobreviveu", afirmou.

O sapo foi mantido no hospital de animais.

Fonte: Folha Online

terça-feira, 24 de junho de 2008

Novo membro na família

Esse é o Chacal, apareceu uivando aqui pelas ruas há uns dias atrás... foi abandonado por aqui!
Depois de vários incidentes (já é uma longa história!) que tiraram qualquer dúvida se ele deveria ficar ou não, é o mais novo membro aqui de nossa família!
Ainda está bem magro e com alguma doença de pele ali no pescoço, mas já estou cuidando dele!
É muito inteligente, carente e um pouco temperamental com os outros cachorros e algumas pessoas!
Que cachorro mais doido que arranjei, só vendo!!! rsrs..

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Os bichos mais perigosos do planeta!

O urso Knut pode ser uma gracinha, mas está entre os animais mais letais do mundo. Uma lista elaborada pelo site "LiveScience" mostra que os ursos polares, assim como sapos, águas-vivas e búfalos são bichos com os quais precisamos ter muito cuidado.

Famoso nas telas de cinema, o tubarão-branco perde para um minúsculo concorrente: o mosquito, que, segundo o site, é o animal mais letal do planeta. Alguns insetos da família Culicidae podem não ser páreo para os humanos no tamanho, mas nos derrubam com uma simples picada. É o caso do Anopheles gambiae, transmissor da malária.

Já a naja, segunda colocada, pode não ter o veneno mais mortífero entre todas as cobras, mas é a que mais causa óbitos todos os anos.

A terceira espécie é a água-viva conhecida como vespa-do-mar (Chironex fleckeri), comum na Austrália. Em cada tentáculo, ela possui veneno capaz de matar 60 pessoas --seis vezes mais potente do que o veneno do último colocado, o sapo conhecido como flecha-venenosa (entre outros nomes comuns à família Dendrobatidae).

Os outros animais do ranking vencem a batalha pela força. É o caso do tubarão-branco, do leão e do urso polar.

Confira a lista:

1 - Mosquito
2 - Naja
3 - Vespa-do-mar australiana
4 - Tubarão-branco
5 - Leão
6 - Crocodilo de água salgada da Austrália
7 - Elefante
8 - Urso Polar
9 - Búfalo
10 - Sapo venenoso

Fonte: Folha Online

domingo, 22 de junho de 2008

Beatbox Dog

Site maneiro com Dj Basset na pista, clique na imagem e confira!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ensinando Gatos (em inglês)



Sim, você também pode ensinar seu gato!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cachorro magro

“Rosne para a gordura extra! Não são só os humanos que sofrem com problemas de obesidade! Cada vez mais cães e gatos estão se tornando sedentários e adquirindo maus hábitos alimentares, como seus próprios donos. Focinho de um, barriga do outro… É isso que está acontecendo: os donos e os bichos se tornam tão parecidos que costumam ter os mesmos problemas de saúde. Um pãozinho com manteiga no café da manhã, uma lasquinha de bife no almoço, outra bolachinha na hora do lanche e quando menos se espera - nosso amigo virou uma bolota. Você sabia que existe no mercado dezenas de tipos de ração? Você sabe qual é a mais indicada para o seu animal de estimação? No livro Cachorro Magro (Panda Books), a jornalista Rachel Rubin pesquisou e entrevistou várias autoridades em nutrição e bem estar animal para escrever esse guia prático e indispensável para quem quer deixar o bicho de estimação saudável e sarado. Em Cachorro Magro, o leitor saberá qual é modo certo de alimentar o seu animalzinho, além de ter explicado as principais diferenças entre os vários tipos de ração, como fazer a transição de comida caseira para o alimento balanceado, quais os tipos de terapias para perda de peso e os exercícios indicados para o emagrecimento. O livro também é recheado de quadros com curiosidades e dicas sobre raças e nutrição. Ah… os gatos não foram esquecidos! Há também um capitulo só para eles! Dê para o seu melhor amigo um corpinho magro e saudável e ainda com energia de sobra para brincar.”

Cachorro Magro
Autor(a): Rachel Rubin
Editora: Panda Books

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Marley & Eu - Trailer



O filme Marley & eu está previsto para estrear nos cinemas americanos no dia 25 de dezembro.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Deputados votam hoje projeto que proíbe cirurgia em cães

Em sessão ordinária nesta terça-feira (dia 17), a Ordem do Dia na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul coloca em votação três projetos, avaliados em segunda discussão, tendo como destaque o PL 031/08, de autoria do líder do PSDB, deputado Márcio Fernandes, que proibe cirurgias de cordectomia (retirada das cordas vocais) em cães no Estado. O projeto foi apelidado de "voz do cão".

A sessão começa a partir das 9 horas no Plenário Júlio Maia do Palácio Guaicurus e colocará em discussão e votação o PL 020/08, de autoria do líder do PR, Antônio Carlos Arroyo, que dispõe sobre informações obrigatórias ao público por parte de faculdades e universidades públicas e privadas. Elas devem informar no edital do vestibular se o curso tem o reconhecimento do Ministério da Educação. O projeto teve parecer favorável das comissões de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e de Serviço Público e Administração.

As comissões de Saúde e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia opinaram pela aprovação do PL 030/08, do deputado estadual Júnior Mochi, que cria o programa "Ver e Ouvir para Aprender" nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Fonte: midia max news

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Colombiano cria besouros gigantes para exportação

O colombiano Germam Viasus, tem uma criação de besouros gigantes, vendidos para o Japão por US$ 350 cada. Um dos bichinhos é o animalzinho de estimação do empresário e possui uma dieta balanciada, a base de manga, banana e melão. Ele também costuma escovar o besouro para limpá-lo.

O colombiano exporta para pet shops japoneses cerca de 300 besouros gigantes por mês. Os insetos viraram mania na Terra do Sol Nascente.

Segundo Viasus os besouros são calmos e têm personalidade e a procura é alta, ele afirma que poderia vender mil besouros por dia se sua criação fosse maior.

O empresário emprega oito funcionários em seu criadouro, na cidade de Tunja, Colômbia. Ele cria algumas das maiores espécies de besouro do mundo.

No Japão os bichinhos figuram em lancheiras e pijamas de crianças, além de protagonizar joguinhos de videogame e quadrinhos.

Fonte: Clica Brasilia

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Amizade sem preconceito

We don't need more trouble, what we need is love.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Donos fazem "peregrinação" para tratamento de doenças raras em pets

Quando o resultado dos exames apontaram que a pinscher Piti, 8, estava com lúpus eritematoso, a dentista Fernanda Souza, 25, sentiu alívio. Depois de seis meses de tratamentos ineficazes, o diagnóstico correto parecia a solução do problema. Fernanda não podia adivinhar a jornada que enfrentaria. A certeza que a doença estava longe do fim só aconteceu no dia seguinte, quando ela descobriu que o remédio para tratá-la era ainda mais raro.

A dosagem adequada ao peso de 1,6 kg da pinscher era dez vezes menor que o medicamento encontrado no mercado. "Nenhuma farmácia de manipulação aceitava fazer o remédio. Eles não tinham o produto", lembra. Piti sofria com dores nas articulações. Esse é um dos sintomas da doença auto-imune, na qual uma falha no sistema imunológico produz células que atacam o próprio organismo.

Fernanda chegou a ser aconselhada por um veterinário a sacrificar o animal. Ela viveu quatro semanas de angústia até que surgiu uma luz no fim do túnel. Depois de pesquisar 26 farmácias em dois Estados (São Paulo e Rio), um laboratório aceitou remanipular o medicamento tradicional de acordo com as necessidades da cachorrinha. "A sensação de impotência diante do sofrimento do animal é a pior parte", diz. Com o auxílio do medicamento, os sintomas de Piti mostram retrocesso.

Patologias raras, diagnósticos complexos e tratamentos difíceis testam a resistência dos animais e desafiam veterinários. Sem opção, os donos precisam de paciência e coragem para buscar alternativas. Essa foi a conclusão da assessora pedagógica Joana Borrelli Cordeiro, dona de Joy, uma dachshund de 13 anos, diagnosticada com insuficiências cardíaca e renal raras. O coração de Joy estava controlado com a ajuda de remédios quando ela se mostrou cansada e sem apetite. "O veterinário disse que era idade", conta Joana. Como o desânimo só aumentava, ela resolveu tentar uma segunda opinião. Na consulta, constataram alteração na pressão arterial. Novo medicamento foi receitado. A cachorra passou a viver alguns dias bons e outros ruins.

A insuficiência parecia estar novamente sob controle. Mas Joy teve convulsão e sangramento nasal, resultado de uma crise de hipertensão. Os exames mostraram que o corpo estava sobrecarregado pelos remédios. "Dei carta branca para que fizessem o necessário", lembra. Internada há duas semanas, a cadela está sendo tratada com medicação humana. A análise laboratorial é feita pelo Instituto do Coração (InCor) em um trabalho pioneiro com os veterinários do Hospital Sena Madureira.

"A medicação nunca havia sido usada em animais", explica o veterinário e diretor do hospital, Mário Marcondes. A ousadia está dando resultado. Coração e pressão arterial foram estabilizados. Falta normalizar o funcionamento dos rins. Se o sucesso se confirmar, um novo padrão para tratamento de animais com doenças cardíacas poderá ser estabelecido. Joana torce para que a novidade seja popularizada. "Pode ajudar outros na mesma situação."

Não é o que parece

Falta de apetite, coceira e desânimo podem ser mais do que aparentam. Donos devem ficar atentos para o comportamento e a rotina do animal antes, durante e depois de qualquer tratamento, pois alterações nos hábitos de alimentação e higiene podem significar complicações.

"A perda do apetite normalmente está ligada a problemas primários sérios", afirma a professora Maria Helena Larson, da USP.

Em outubro do ano passado, a cadela SRD Minnie, 3, começou a lamber a pata sem parar. A dona de casa Tamoto Akemura, 44, sabia que havia algo errado com o animal e procurou ajuda. Primeiro diagnóstico: alergia. Tratamento indicado: sabonete. Não resolveu.

Outras receitas vieram. Todas sem resultado. "Depois de uma melhora curta, a doença voltava", conta Tamoto. O pêlo caiu, apareceram úlceras na pele e uma coceira contínua incomodava o bicho. A dona procurou outro veterinário.

O susto foi grande quando ela descobriu, seis meses depois, que a cadela sofria de pênfigo foliáceo. A patologia é semelhante ao lúpus e também não tem cura. "Parece uma alergia e pode ser confundido com outras doenças", exemplifica a veterinária Ana Luisa Mazorra.

O alívio chegou com a melhora dos sintomas. "Com a medicação, os banhos controlados e a ração especial para pele, a Minnie melhorou muito", comemora Tamoto.

Mesmo que à primeira vista o caso pareça simples, a luta contra essas doenças exige duros sacrifícios. Não só para os bichos. Mas principalmente para os donos.

Fonte: Folha Online

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Pamela Anderson leiloa carro em defesa dos animais

Atriz colocou seu Dodge Viper em um leilão de caridade.Veículo capaz de atingir 305 km/h está avaliado entre US$ 30 mil e US$ 50 mil.

A atriz e ex-coelhinha da Playboy Pamela Anderson continua fazendo ações para ajudar o próximo. Depois de participar de um leilão em Dubai, nos Emirados Árabes, no qual o prêmio era um jantar em sua companhia, a ex-protagonista de "Baywatch" agora coloca seu carro buscar esportivo Dodge Viper RT/10 Roadster ano 2000 à venda.

O veículo será leiloado no próximo dia 21 pela casa de leilões Julien's em Las Vegas (EUA). Pamela Anderson vai doar o dinheiro da venda do carrão para uma ONG que combate os maus tratos aos animais, a People for the Ethical Treatment of Animals (PETA). Com mais de dois milhões de associados, a entidade é a maior organização de direitos dos animais do mundo.

O carro está avaliado entre US$ 30 mil e US$ 50 mil, de acordo com a casa de leilões. O Dodge Viper de Pamela é equipado com motor 8.0 V-10 de 450 cavalos de potência. Tem transmissão manual de seis marchas e atinge de 0 a 100 km/h em quatro segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h. O carro tem ainda interior luxuoso e um visual sexy.

O Dodge Viper RT/10 Roadster da atriz Pamela Anderson será leiloado em Las Vegas (EUA)

Fonte: G1

terça-feira, 10 de junho de 2008

Dança com cachorro

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Como acabar com as pulgas em casa?

Investigadores americanos dizem que a solução é aspirar regularmente

As pulgas dos cães e gatos são eliminadas mais eficazmente dentro de casa, se esta for aspirada regularmente, defendem investigadores norte-americanos.

O aspirador mata 96% das pulgas adultas e é 100% eficaz com insetos que ainda não atingiram a maturidade, sustentam cientistas da Universidade de Ohio.

"Desde que uma pulga é engolida pelo aspirador, ela não tem hipótese de sobreviver", advoga Glen Needham, co-autor da investigação e professor-adjunto de entomologia na Universidade de Ohio, precisando que as escovas do aspirador arrancam a cutícula dos insectos, uma cobertura de cera resistente que os impede de desidratar. Sem esta proteção, os insetos, como as pulgas, secam e morrem.

As pulgas de gatos (Ctenocephalides felis) são as mais frequentes nos interiores das habitações.

"Não fizémos análises nas pulgas mortas mas é demasiado evidente que a violência do traumatismo físico por que elas passam é fatal", adiantou o mesmo especialista.

As pulgas adultas alimentam-se do sangue dos animais nos quais se fixam ou se reproduzem. As fêmeas põem os ovos que caem do animal para o chão, móveis ou na cama do cão ou gato. Depois da sua eclosão, entre dois a 14 dias mais tarde, as larvas passam por três fases de desenvolvimento antes de se tornarem adultas, num prazo de uma a duas semanas, explica o entomologista Fred Hink, da Universidade de Ohio e principal autor da investigação publicada no jornal Entomologia Experimentalis.

Fonte: PlugPet News

sábado, 7 de junho de 2008

Cachorro que só tem duas patas



Só vendo pra crer!
Apesar de ter umas patas a menos, não é nem um pouco menos feliz!

Você sabia?

Os cães suam através das patas e do focinho.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

No Dia Mundial do Meio Ambiente, "Indiana Jones" faz apelo por animais

Nos cinemas do mundo todo com "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", o ator Harrison Ford estrela um filme diferente a partir desta quinta-feira passada (5), Dia Mundial do Meio Ambiente: uma série de comerciais contra a compra ilegal de artigos de animais em extinção.

Os três comerciais foram encomendados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceira com a organização não-governamental WildAid, e serão transmitidos em diversos países.

Nos vídeos, Ford alerta sobre a extinção da biodiversidade do planeta e afirma que a diferença entre um caçador e um comprador de artigos animais é "sutil". "Acabando com a compra, interrompemos a matança", repete o ator nos três comerciais.

Fonte: G1

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Portugal - Último felino selvagem corre risco de extinção

O gato-bravo, o último felino selvagem existente em Portugal, corre o risco de extinção devido à influência humana no seu habitat, situação que se agravou com a descoberta de indícios de hibridação com gatos domésticos.

A situação deste carnívoro de pequeno porte está a ser estudada pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), onde está a ser desenvolvido um projeto inédito de identificação genética de gatos selvagens, que permite fazer a distinção com os domésticos.

Depois da extinção do lince ibérico, o gato-bravo é o último felino selvagem existente em Portugal, tendo a sua população vindo a decrescer ao longo dos anos, principalmente devido à destruição do seu habitat.

"O problema é que o gato selvagem não é uma espécie mediática, como o lince ibérico, pelo que ninguém sabe qual a sua distribuição real no território português", afirmou Pedro Monterroso, investigador do CIBIO, unidade de investigação da Universidade do Porto que funciona nas instalações de Vairão, Vila do Conde.

No mesmo sentido, Paulo Célio Alves, que coordena a equipa de investigadores que se dedica ao gato selvagem, lamentou «um quase total desconhecimento» desta espécie, que se admite existir em todo o país, mas em número cada vez menor.

A verdade é que é difícil distinguir à vista os gatos selvagens dos domésticos, pelo que a equipa liderada por Paulo Célio Alves tratou de "arranjar ferramentas" que facilitem a distinção, recorrendo a técnicas moleculares.

O projecto liderado pela investigadora Rita Oliveira, iniciado em 2003, já permitiu identificar vários marcadores moleculares que possibilitam a distinção entre os gatos selvagens e os domésticos apenas com a análise de amostras, evitando a necessidade dos animais terem que ser apanhados e manuseados.

O problema da hibridação foi detectado neste trabalho, quando os investigadores descobriram quatro animais híbridos entre os 28 gatos selvagens recolhidos para análise.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Software adotado em prisões de Israel "traduz" latido de cachorros

Prisões de Israel adotaram um programa de computador que ajuda os funcionários a interpretar os latidos de cachorro: com esse software, é possível saber se aqueles latidos são alertas para a fuga de detentos, por exemplo.

Segundo Noam Tavor, responsável pelo canil das prisões de Israel, o programa foi desenvolvido para evitar erros, como quando os guardas ignoram o alerta dos cães. "Os sons são capturados por microfones e o software classifica os latidos.

São considerados apenas aqueles que tenham alguma importância em termos de segurança", disse Tayor, explicando que os latidos revelam o estresse e agressividade dos animais.

Quando recebem esses alertas via alto-falantes, os guardas podem usar o sistema de segurança para dar zoom nas imagens das regiões onde há movimentação suspeita. Por conta do faro e audição aguçados, os cachorros conseguem identificar pessoas suspeitas antes de elas incidentalmente ativarem algum alarme de segurança, afirmou Tayor.

Há muitos anos as prisões de Israel usam cães para patrulhar, mas essa prática apresenta alguns problemas. "Os cachorros latiam e os guardas não ouviam, ou quando ouviam demoravam muito para agir", contou o especialista.

O especialista também afirmou que, muitas vezes, os funcionários ignoravam o alerta dos animais, pensando que não era nada sério. Há seis anos, o serviço responsável pelos centros de detenção de Israel se juntou à empresa de alta tecnologia Bio-Sense, de Tel Aviv, para criar esse sistema que "traduz" o latido dos cães.

A companhia gravou latidos nas mais diferentes situações – brincadeiras, encontros com gatos e verdadeiras emergências, por exemplo. As milhares de gravações foram então colocadas em um programa para determinar o que faz o latido de emergência ser diferente dos demais.

Um desses fatores, explicou o gerente de produtos Orit Netz é o nível de estresse do cachorro.

O primeiro sistema foi adotado em 2005 e, desde então, três outras prisões de Israel instalaram esse "tradutor". A empresa tem mais de cem clientes em Israel, incluindo fazendeiros que precisam de proteção contra ladrões.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Felinos preferem comida morna


Você sabia que os felinos, que na condição de predadores comiam suas presas logo depois de abatê-las, preferem alimentos mornos, ou pelo menos na temperatura ambiente? Por isso, se o seu gatinho anda com falta de apetite, experimente elevar um pouco mais a temperatura das refeições.

Fonte: Plugpet News

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Genoma do ornitorrinco confirma que o animal é ave, réptil e mamífero

PARIS (AFP) — Estudos sobre o genoma do ornitorrinco, o estranho animal com pele, pêlos, bico de pato, rabo de castor e patas com membranas, revelaram que o animal é, ao mesmo tempo, réptil, pássaro e mamífero, segundo um relatório publicado pela revista Nature em sua edição desta quinta-feira.

A espécie de 40 cm de comprimento faz parte da família dos monotremados: a fêmea produz leite para alimentar os filhotes e são ovíparos. Sua pele é adaptada à vida na água e o macho possui um veneno comparável ao das serpentes.

"O genoma do ornitorrinco (Ornithorhyncus anatinus), assim como o próprio animal, apresenta um amálgama de características que pertencem a um réptil ancestral e são derivadas de mamíferos", segundo os pesquisadores. Alguns dos 52 cromossomos, ligados às características sexuais, correspondem também a aves.

"Esta mistura fascinante dos traços no genoma do ornitorrinco traz muitos indícios sobre o funcionamento e a evolução de todos os genomas de mamíferos", afirma em um comunicado o principal autor do estudio, Richard Wilson, diretor do Centro de Genoma da Universidade de Washington.

De fato, se compararmos seu genoma ao de outros mamíferos "seremos capazes de estudar os genes que foram conservados durante a evolução", explica.
O ornitorrinco é "único", uma vez que manteve características de répteis e mamíferos, especificidade que a maioria das espécies perdeu ao longo da evolução, lembra por sua vez Wes Warren, da mesma universidade.

O seqüenciamento do genoma do ornitorrinco foi realizado com uma fêmea, batizada de Glennie, que vive na Austrália. Equipes de oito países participaram da pesquisa, entre os quais Estados Unidos, Austrália, França, Inglaterra e Espanha.

Ao longo da análise, os cientistas compararam o genoma de Glennie ao de homens, cachorros, ratazanas, gambás e galinhas: o ornitorrinco compartilha 82% de seus genes. Este animal conta com 18.500 genes, dos quais dois terços também aparecem no homem.

O ornitorrinco nada com olhos, ouvidos e narinas fechados, guiando-se graças a receptores sensoriais em seu bico para detectar os campos elétricos emitidos por suas presas. Além disso, a fêmea não possui tetas para amamentar os filhotes - estes sugam o leite que sai da pele da mãe, como os marsupiais.

Fonte: AFP